Comunica-ação: o desenvolvimento de habilidades sociais no meio organizacional
Resumo
As organizações atuais além de visarem crescimento e lucro, também estão preocupadas não somente com o resultado, mas com o processo de obtenção desse objetivo. Em função disto o processo de desenvolvimento organizacional merece atenção especial, pois tem como base a modificação dos comportamentos dos colaboradores que nela se inserem. Este artigo é o relato da experiência de Estágio em Formação de Psicólogo lll vivenciada no Setor Financeiro de uma empresa localizada na cidade de Londrina – PR. Após a realização do diagnóstico organizacional constatou-se que o principal problema do Setor estava relacionado com a deficiência na comunicação e dificuldade para negociar com os clientes. Sendo assim, a proposta do grupo de desenvolvimento
de pessoas foi discutir com os colaboradores que atuavam na organização os problemas poreles vivenciados no ambiente de trabalho e desenvolver habilidades necessárias para facilitar a execução do trabalho, tais como: agilidade na realização das tarefas; iniciativa para tomada de decisão; apresentação de sugestões para resolução de problemas; e promover reflexões sobre a importância da comunicação para o desenvolvimento do trabalho. Participaram do processo de treinamento e desenvolvimento vinte e um colaboradores, tendo sido realizados seis encontros semanais, com duração de uma hora cada. Durante a intervenção foi observado que os colaboradores tinham repertório necessário para cumprir suas funções, porém a estrutura do Setor permitia que o Gerente passasse por cima da autoridade do colaborador o que prejudica o desenvolvimento de sua autonomia. Concluiu-se que a intervenção serviu para que os reais problemas da Instituição viessem à tona, como uma complementação ao Diagnóstico Institucional realizado anteriormente.