As implicações das atividades docentes na saúde física e mental do professor

  • Ana Carolina de Athayde Raymundi Braz Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)

Resumo

O tema abordado no presente trabalho apresenta uma análise sobre as características que envolvem a profissão docente e a influência dessas características na sua prática docente e na saúde física e mental. Procura ainda refletir sobre as especificidades da prática docente, entendidas como as ocupações profissionais do professor, com sua saúde física e mental. A constituição do ‘Ser Professor e as suas atribuições profissionais repercutem na sua saúde, assim como, em que
medida a saúde do profissional influenciam na motivação e efetivação do trabalho docente. O acúmulo de tarefas, o ambiente de trabalho e as particularidades no desenvolvimento da formação e da profissão docente têm como conseqüência para saúde, entre outros, o aparecimento da Síndrome de Burnout. É grande o número de absenteísmo do professor e/ou de afastamento de suas ocupações e, ainda a antecipação de aposentadoria por invalidez por doenças causadas pelas atividades da profissão docente. Sendo assim, se faz urgente um atendimento especial ao professor a partir das necessidades e características de sua profissão, assim como melhorias nas condições do ambiente de trabalho relacionadas aos diferentes e complexos aspectos da ocupação docente.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR; Professora da Rede Estadual de Ensino – Curso Técnico Profissionalizante em Segurança do Trabalho; Aluna do curso de pós-graduação em nível de especialização em Saúde Coletiva e da Família – Centro Universitário Filadélfia – UniFil.

Publicado
2018-09-03
Como Citar
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi. As implicações das atividades docentes na saúde física e mental do professor. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 45, p. 24-34, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/398>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos