Arquitetura, espaços de convivência e educação especial

  • Agda Patrícia Felizardo Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Antonio Manuel Nunes Castelnou

Resumo

Este artigo enfoca, de modo geral, a questão do desenvolvimento de espaços de convivência voltados a indivíduos portadores de necessidades especiais. Através de uma revisão bibliográfica e de
uma conceituação básica sobre Educação Especial, pretendeu-se levantar alguns pontos relacionados à concepção e projeto de espaços arquitetônicos que reúnam condições de abrigar as necessidades pedagógicas para o tratamento desses indivíduos, e, ao mesmo tempo, possibilitem o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e reincorporação efetiva à sociedade, que por muito tempo os menosprezou.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica (em 2002) do 5º ano do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Filadélfia de Londrina – UniFil. Elaborou seu Trabalho Final de Graduação ( TFG) na área de Projeto de Edificações, sob o título “Anteprojeto de um Centro de Convivência Especial em Sertanópolis PR”.

Antonio Manuel Nunes Castelnou

Orientador do TFG. Arquiteto e engenheiro civil. Mestre em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP. Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná – UFPr. Docente na área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Filadélfia de Londrina – UniFil.

Publicado
2018-09-03
Como Citar
Felizardo, A., & Castelnou, A. (2018). Arquitetura, espaços de convivência e educação especial. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 24(46), 135-150. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/396/336
Seção
Artigos