Arquitetura, espaços de convivência e educação especial

  • Agda Patrícia Felizardo Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Antonio Manuel Nunes Castelnou

Resumo

Este artigo enfoca, de modo geral, a questão do desenvolvimento de espaços de convivência voltados a indivíduos portadores de necessidades especiais. Através de uma revisão bibliográfica e de
uma conceituação básica sobre Educação Especial, pretendeu-se levantar alguns pontos relacionados à concepção e projeto de espaços arquitetônicos que reúnam condições de abrigar as necessidades pedagógicas para o tratamento desses indivíduos, e, ao mesmo tempo, possibilitem o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e reincorporação efetiva à sociedade, que por muito tempo os menosprezou.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica (em 2002) do 5º ano do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Filadélfia de Londrina – UniFil. Elaborou seu Trabalho Final de Graduação ( TFG) na área de Projeto de Edificações, sob o título “Anteprojeto de um Centro de Convivência Especial em Sertanópolis PR”.

Antonio Manuel Nunes Castelnou

Orientador do TFG. Arquiteto e engenheiro civil. Mestre em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – EESC/USP. Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná – UFPr. Docente na área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Filadélfia de Londrina – UniFil.

Publicado
2018-09-03
Como Citar
FELIZARDO, Agda Patrícia; CASTELNOU, Antonio Manuel Nunes. Arquitetura, espaços de convivência e educação especial. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 24, n. 46, p. 135-150, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/396>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos