Stress em renais crônicos: treino de relaxamento amenizando a sessão de hemodiálise

  • Ana Paula Pedroso Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Camila Sacchelli Tomasetti Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Carolina I. Coelho Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Elen C. de Abreu Pinho Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Simone M. Oliani Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)

Resumo

A insuficiência renal é provocada por doenças que tornam o rim incapaz de realizar suas funções, vindo a ocorrer lesões renais irreversíveis e progressivas. O rim pode perder suas capacidades funcionais, sem causar maiores danos ao paciente. Entretanto, quando a perda é maior do que 75% começam a surgir problemas de saúde, devido às alterações funcionais graves e progressivas. Pacientes portadores de insuficiência renal crônica têm, geralmente, sido submetidos a dois tipos de tratamento: a diálise peritoneal e a hemodiálise. O número de pacientes que são submetidos à diálise peritoneal é da ordem de 2% a 5% dos renais crônicos e o restante desta percentagem são submetidos à hemodiálise. Todo paciente crônico apresenta algum tipo de comprometimento emocional, podendo afetar diversos aspectos da vida do indivíduo, tais como: relacionamentos, autoestima, qualidade de vida e esperanças de sobrevivência. Com o problema renal, ainda podem ocorrer alterações psicológicas, emocionais e intelectuais. Esse trabalho teve por objetivo avaliar o nível de estresse em renais crônicos que eram submetidos à hemodiálise e verificar se a intervenção de relaxamento fisiológico poderia reduzir os níveis de estresse. A pesquisa foi realizada após ter sido aprovada pelo Comitê de Ética da UniFil, com critérios de inclusão e exclusão. Foi aplicado um questionário com perguntas fechadas, avaliação de nível de estresse e avaliação de experiências recentes. Foram selecionados dois grupos para pesquisa, um de controle e outro de intervenção,
nos quais os escolhidos eram pacientes renais crônicos com diagnóstico há mais de três anos, realizavam hemodiálise de duas a três vezes por semana e com idade superior a vinte anos. Após essa seleção, foi aplicado o inventário de sintomas de estresse para adultos de Lipp (ISSL), para verificar se o relaxamento progressivo de Jacobson produziria a redução de estresse nesta população. Verificou-se que os sintomas do nível de estresse diminuíram e que alguns pacientes passaram da fase de exaustão para a fase de resistência. A predominância do estresse antes psicológico passou para físico/psicológico. Acredita-se que essas mudanças ocorreram devido à intervenção através do relaxamento aplicado. Diante dos resultados significativos com relação ao estresse, sugere-se uma intervenção terapêutica visando à redução de estresse com os renais crônicos, no qual se obteve grande êxito na pesquisa realizada.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

##submission.authorWithAffiliation##

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

##submission.authorWithAffiliation##

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

##submission.authorWithAffiliation##

Discentes do Curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do Curso de Psicologia da UniFil.

Publicado
2018-09-03
Como Citar
PEDROSO, Ana Paula et al. Stress em renais crônicos: treino de relaxamento amenizando a sessão de hemodiálise. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 24, n. 46, p. 23-32, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/386>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos