Os estudantes de enfermagem através de uma análise crítica em relação a sua auto-imagem relacionada à profissão

  • Rafael Alves da Silva
  • Juice Ishie Macedo

Resumo

O presente estudo teve como campo de pesquisa uma Instituição de Ensino Superior, tendo como atores sociais da pesquisa quarenta alunos do curso de bacharelado em enfermagem matriculados no ano letivo de dois mil e seis. Eles foram escolhidos para participar da pesquisa de forma aleatória. No mês de abril de dois mil seis foi realizada a coleta de dados. A análise dos dados e discussão dos mesmos foi realizada no período de agosto a dezembro do ano de dois mil e seis. O objetivo deste estudo foi pesquisar em que padrão cognitivo e afetivo os estudantes estão elaborando a sua performance profissional. Os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado aplicado de forma individual para todos os alunos com uma questão dissertativa e algumas questões objetivas. Os resultados, organizados em cinco categorias, mostram que os futuros enfermeiros pretendem ser profissionais competentes; dedicar-se à profissão com responsabilidade e autonomia; assistir o paciente, vendo-o como um ser holístico. E promover o melhor nível de saúde e bem estar individual e familiar.

##submission.authorBiography##

Juice Ishie Macedo

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Administração da Assistência de Enfermagem pela mesma instituição. Mestrado profissionalizante em Biotecnologia Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Docente do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail:
jimacedo@yahoo.com.br

Publicado
2018-09-03
Como Citar
da Silva, R., & Macedo, J. (2018). Os estudantes de enfermagem através de uma análise crítica em relação a sua auto-imagem relacionada à profissão. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 24(46), 13-22. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/385/325
Seção
Artigos