Aspectos comportamentais e econômicos que envolvem a compra por impulso
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa foi levantar e analisar variáveis que envolvem aspectos comportamentais e econômicos relacionados às compras por impulso (não planejadas) com consumidores de um shopping center de Londrina. Para tal, foram entrevistadas 100 pessoas, 50% do gênero masculino e 50% feminino. Os resultados revelaram que dentre os fatores relatados que levam homens e mulheres a efetuarem compras não planejadas está principalmente a necessidade de agradar as pessoas seguido por vaidade. A maioria do público masculino e feminino declarou se sentir satisfeita imediatamente ao realizar uma compra não planejada. A exposição do produto em vitrine e a facilidade para comprar a prazo foram apontadas como os maiores atrativos para a compra não planejada, sendo que a maioria afirmou estar sozinho quando efetua essas compras. Dos entrevistados, em torno de 50% disseram conhecer as taxas de juros e o valor final do produto ao efetuar uma compra não planejada. A maioria dos homens e mulheres declarou não ter sentido dificuldades para pagar as compras adquiridas bem como não ter contraído dívidas. Porém, 25% assumiram dívidas em período superior a 1 e 2 anos; como consequência dessas compras os homens tiveram o nome incluído no cadastro de devedores e as mulheres necessitaram recorrer à ajuda de familiares. Constatou-se que a prática de compras sem planejamento é um ato frequente tanto para mulheres como para homens, com diferenças apenas para os tipos de objetos comprados.