Assistência de enfermagem humanizada no Pronto Socorro de um hospital de médio porte do Norte do Paraná

  • Alexandre Alvarenga Ribeiro Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Sandra Regina Cervejeira
  • Eliene Simões Cezar Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar os aspectos que interferem na qualidade do atendimento humanizado entre a equipe de enfermagem e usuários do Pronto Socorro de um Hospital do Norte do Paraná. Foram realizadas entrevistas com 14 trabalhadores da equipe de enfermagem e 30 usuários. Os fatores que dificultam o atendimento humanizado para os trabalhadores de enfermagem são a falta de funcionários e a alta demanda; para os usuários são a demora pelo
atendimento e falta de acomodação. Medidas como educação permanente aos trabalhadores de enfermagem e pesquisas de opinião aos usuários devem ser implementadas, visando o atendimento humanizado.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Enfermagem pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Sandra Regina Cervejeira

Graduando em Enfermagem pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Psicanálise pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Especialista em Saúde Coletiva e Saúde da Família pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenadora Geral do Centro de Educação Profissional “Mater Ter Admirabilis”, da Irmandade da Santa Casa de Londrina – PR. Av. Rio de Janeiro, 1643. Aptº 604. CEP – 86010-150. Centro – Londrina – PR. e- mail: eliene.cezar@unopar.br

Publicado
2018-09-03
Como Citar
RIBEIRO, Alexandre Alvarenga; CERVEJEIRA, Sandra Regina; CEZAR, Eliene Simões. Assistência de enfermagem humanizada no Pronto Socorro de um hospital de médio porte do Norte do Paraná. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 24, n. 47, p. 37-48, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/375>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos