Coren no futuro sobre a ótica dos estudantes de Enfermagem
Resumo
O trabalho consiste numa análise de dados coletados entre estudantes de enfermagem do 1º ao 4º ano a respeito dos órgãos que fiscalizam e orientam a profissão. O objetivo é investigar o conhecimento dos mesmos sobre: COREn, COFEn e ABEN. Foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas, respondidos por 40 alunos de duas universidades de Enfermagem de Londrina. Os dados foram computados e analisados. Os resultados foram demonstrados em forma de gráficos e discutidos. Eles mostram que 10% dos alunos da Universidade A não conhecem o COREn. Quando questionados sobre a sua função 15% dos acadêmicos da Universidade A acreditam que ele é um promotor de eventos e 10% que ele seja o sindicato dos profissionais. Quanto a conhecer a ABEn, 30% dos alunos da Universidade A relatam não conhecê-la e 10% dos mesmos julgam que a sua função seja fiscalizatória, enquanto que 100% dos alunos da Universidade B julgam que seja promotor de eventos. A respeito da finalidade do COREn, enquanto profissional, 40% dos alunos da Universidade A acreditam que este seja um órgão promotor de melhorias, 55% dos mesmos acreditam que ele seja defensor da classe e, 5% que eles sejam promotores de eventos.
Na Universidade B, 60% julgam que eles sejam defensores da classe e 40% que seja um órgão que propõe melhorias. A respeito da inclusão do tema COREn na graduação, 5% dos alunos da Universidade A julgam desnecessário essa inclusão, e na Universidade B 17% dos alunos julgam desnecessário. Sobre a criação de um sindicato específico para a categoria, 100% dos alunos são a favor. Com este trabalho, percebe-se que há falhas na formação de nível universitário, principalmente em relação ao COFEn, COREn e ABEn. É preciso formar profissionais capazes de agirem de acordo com a realidade do mercado de trabalho e transformá-la, que sejam críticos e participativos e que lutem pelos seus direitos.