Pesquisa diagnóstica como parte integrante da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho

  • Elen Gongora Moreira Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Ana Paula Teté de Souza Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)
  • Bruna de Souza Silveira Centro Universitário Filadélfia- (UniFil)

Resumo

A pesquisa diagnóstica no contexto organizacional tem como objetivo analisar o contexto do trabalho identificando as dificuldades presentes para atingir o que é esperado tanto pela empresa quanto pelos colaboradores. Essas necessidades devem ser compreendidas em nível social, organizacional, grupal e individual devido à rede de relações que compõem este processo. Todos estes níveis de análise devem ser considerados com o mesmo grau de importância, para que se possa, após a coleta de dados e análise dos resultados, conduzir uma intervenção que contribua para a melhoria do déficit encontrado. O enfoque da atuação do psicólogo no contexto organizacional pode ser preventivo ou como de manutenção das relações entre o homem e o trabalho, melhorando a qualidade de vida das pessoas que fazem parte desse contexto. A empresa escolhida para se realizar a pesquisa diagnóstica foi um setor dentro de um hospital. Iniciou-se a coleta de dados com a visita de apresentação e contato com áreas ligadas ao trabalho das auxiliares de enfermagem e com a Supervisora do setor. Para coleta de dados realizou-se também entrevista com a Supervisora e em seguida com outros colaboradores do setor. A entrevista abordou tópicos da área profissional e pessoal: tempo de empresa, função realizada, satisfação e insatisfação com o trabalho, motivação e desmotivação no trabalho, expectativas em relação à empresa, crescimento profissional, quantidade de atividades desempenhadas, relacionamento com os colegas em geral, saúde e lazer. O próximo passo foi tabular e compilar os dados das entrevistas e em seguida analisar os resultados das mesmas. Os principais resultados obtidos na análise dos resultados foram: diferença de idade entre os colaboradores e a Supervisora do setor; tempo de trabalho dentro da empresa e do setor; a forma de liderança da Supervisora, fazendo com que os colaboradores questionassem a sua maturidade e a falta de experiência profissional. De acordo com as análises realizadas, foi identificada a necessidade de um trabalho voltado para treinamento e desenvolvimento (coaching) com a Supervisora abordando temas importantes para o trabalho em equipe. O coach atua transmitindo técnicas que melhorem as capacidades profissionais através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas e reconhecimento de suas fragilidades. O trabalho tinha como proposta abranger áreas como: relacionamento interpessoal; o trabalho em equipe e a motivação de equipes. No entanto, os encontros não aconteceram por motivos internos da Instituição, os quais não foram devidamente esclarecidos aos estagiários.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do curso de Psicologia da UNIFIL. Mestre pela PUC-SP em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, com área de concentração em Gestão do Comportamento Organizacional. E-mail: egmoreira@hotmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Aluna do 5° ano do curso de Psicologia da UNIFIL

Publicado
2018-09-03
Como Citar
MOREIRA, Elen Gongora; DE SOUZA, Ana Paula Teté; SILVEIRA, Bruna de Souza. Pesquisa diagnóstica como parte integrante da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 25, n. 48-49, p. 115-123, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/363>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos