Ônibus-biblioteca e educação ambiental: proposta para as escolas do ensino fundamental.
Resumo
O presente artigo apresenta a proposta de estruturação de um ônibus-biblioteca com acervo destinado, especialmente, à educação ambiental, para o atendimento às escolas de ensino fundamental. Tal proposta surgiu a partir das discussões realizadas em 2006 pela assessoria pedagógica de ciências e a coordenação das bibliotecas escolares da SME ao Projeto Biblioteca Móvel Ambiental, desenvolvido entre a Secretaria Municipal do Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, em Londrina. Aliar educação ambiental, ônibus e biblioteca e transformá-los em novo conceito é o desafio que nos propusemos nesse artigo. Inicialmente, elucidam-se os principais conceitos relativos ao ensino de ciências, à educação ambiental, posteriormente, busca-se aliar esses conceitos ao ônibus-biblioteca. Na sequência, são apresentados os aspectos que devem ser analisados para a criação de uma biblioteca com essa característica móvel, ou seja, características do veículo, adaptação arquitetônica do espaço, acervo, formação dos monitores e ação pedagógica. Diante da falta de bibliotecas, tanto públicas quanto escolares em nosso país, o ônibus-biblioteca tornarse uma estratégia de acesso a materiais atualizados, de incentivo à leitura e, principalmente, um veículo para promover a educação ambiental.