Ônibus-biblioteca e educação ambiental: proposta para as escolas do ensino fundamental.

  • Maria Regina da Costa Sperandio Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Rovilson José da Silva Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

O presente artigo apresenta a proposta de estruturação de um ônibus-biblioteca com acervo destinado, especialmente, à educação ambiental, para o atendimento às escolas de ensino fundamental. Tal proposta surgiu a partir das discussões realizadas em 2006 pela assessoria pedagógica de ciências e a coordenação das bibliotecas escolares da SME ao Projeto Biblioteca Móvel Ambiental, desenvolvido entre a Secretaria Municipal do Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação, em Londrina. Aliar educação ambiental, ônibus e biblioteca e transformá-los em novo conceito é o desafio que nos propusemos nesse artigo. Inicialmente, elucidam-se os principais conceitos relativos ao ensino de ciências, à educação ambiental, posteriormente, busca-se aliar esses conceitos ao ônibus-biblioteca. Na sequência, são apresentados os aspectos que devem ser analisados para a criação de uma biblioteca com essa característica móvel, ou seja, características do veículo, adaptação arquitetônica do espaço, acervo, formação dos monitores e ação pedagógica. Diante da falta de bibliotecas, tanto públicas quanto escolares em nosso país, o ônibus-biblioteca tornarse uma estratégia de acesso a materiais atualizados, de incentivo à leitura e, principalmente, um veículo para promover a educação ambiental.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Análise Ambiental em Ciências da Terra, Assessora Pedagógica de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de Londrina. E-mail: regina.sperandio@londrina.pr.gov.br

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação, Coordenador do Projeto de Leitura da SME- Londrina e professor do curso de Pedagogia da
UniFil/ e-mail: rovilson.silva@unifil.br

Publicado
2018-09-03
Como Citar
Sperandio, M., & da Silva, R. (2018). Ônibus-biblioteca e educação ambiental: proposta para as escolas do ensino fundamental.. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 25(48-49), 97-106. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/360/305
Seção
Artigos