Estudo sobre a expectativa dos consumidores de farmácias.
Resumo
Diante da concorrência que domina o varejo de farmácias atualmente, na cidade de Londrina, tornase cada vez mais importante buscar informações sobre a satisfação dos consumidores para poder fidelizá-los, pois a satisfação do cliente é a razão da existência das empresas de maneira geral, bem como da farmácia. O objetivo geral dessa pesquisa foi identificar as expectativas dos consumidores de farmácias da cidade de Londrina. Para tal, elaborou-se um questionário contendo 22 questões relacionadas aos seguintes aspectos: caracterização da população; frequência e hábitos de compra; escolha da farmácia e motivos; avaliação do atendimento recebido; busca de informações que possam contribuir para a melhoria na qualidade dos serviços prestados. Calculou-se uma amostra representativa das famílias, utilizando-se um grau de significância de 10%. Foram entrevistados 120 consumidores de farmácias de dispensação da região central, zonas leste, oeste, norte e sul. Os resultados revelaram que os clientes de uma maneira geral não estão completamente satisfeitos, pois apenas um pequeno percentual classificou o atendimento recebido como ótimo. A maioria declarou optar por uma farmácia em virtude da localização da mesma e confiança no farmacêutico; buscam por atenção e informações claras e precisas sobre a utilização e instruções sobre alertas de possíveis efeitos colaterais decorrentes do uso dos medicamentos. Os estudos mostraram que o consumidor está cada vez mais consciente, o que gera normalmente uma expectativa maior por parte dos mesmos. Cabe, portanto, aos profissionais do ramo de farmácias estarem atentos e preparados para atender essa clientela extremamente exigente ou irão perdê-los para a concorrência que está cada vez maior.