Caquexia e alterações bioquímicas em ratos com tumor de walker 256.

  • Heber R. S Angelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Gabriela G. Oliveira Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

A caquexia, síndrome associada à perda de peso e redução da ingestão de alimentos, ocorre em muitas doenças crônicas como o câncer e é importante causa de morbidade e mortalidade.
Caracteriza-se por um intenso consumo do tecido muscular e adiposo, com consequente perda involuntária de peso, além de anemia, astenia, balanço nitrogenado negativo, devido a alterações fisiológicas, metabólicas e imunológicas. A caquexia é intensificada pelas alterações no metabolismo dos nutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios), alterações hormonais, além do aumento das citocinas circulantes (TNF-alfa, IL-1, IL-6, IFN-gama). O objetivo do presente estudo foi o estabelecimento do modelo de caquexia induzida por tumor Walker-256 em ratos e a caracterização do perfil metabólico plasmático e hepático nesta condição. A metodologia avaliada emprega o protocolo para manutenção e inoculação das células tumorais de Walker e a observação das alterações bioquímicas no 5º, 8º, 11º e 14º dia após a inoculação das células nos animais. A maioria das análises também foi feita em animais submetidos a um esquema de alimentação reduzida (animais controle pair fed), semelhante a dos animais com tumor, portadores de anorexia, ou em animais controles com alimentação à vontade. As evidências de que as alterações do perfil metabólico dos animais portadores de tumor não foram encontradas nos animais controle pair fed indicam que as mesmas não são decorrentes da menor ingestão alimentar. Estas alterações, e também as observadas na neoglicogênese, provavelmente, são mediadas por fatores produzidos pelo tumor ou pelo hospedeiro (citocinas) em resposta à presença do tumor.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel, graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL

##submission.authorWithAffiliation##

Professora do Centro Universitário Filadélfia – UniFil.

Publicado
2018-09-03
Como Citar
ANGELO, Heber R. S; OLIVEIRA, Gabriela G.. Caquexia e alterações bioquímicas em ratos com tumor de walker 256.. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 25, n. 48-49, p. 36-48, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/354>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos