A influência da alimentação na redução ou no agravamento dos sintomas apresentados em pacientes portadores de fibromialgia.

  • Larissa Renata Siena Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Lucievelyn Marrone Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

Objetivo, verificar o impacto da alimentação sobre a fibromialgia.
Métodos: foram entrevistados todos os pacientes do sexo feminino atendidos às terças, quartas e quintas feira no período vespertino, de janeiro a março de 2008 no CISMEPAR (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema). Resultados: foram analisados 50 pacientes destes 66% estavam acima do peso, depressão (86%), cansaço (80%), dor (94%) e corpo travado (96%). Verificou-se alto consumo de café em 68% dos entrevistados, baixo consumo de azeite de oliva 52% e pouco consumo de peixe. Dos entrevistados, 45% consomem pelo menos um bife por dia, a maioria dos pacientes não consome soja (78%), 84% dos pacientes não sentem diferença nas dores ao ingerir proteína animal e 96% não sentem diferença quando ingerem a proteína vegetal. Conclusões: Independentemente da quantidade de carne ingerida, os pacientes não sentiram uma piora dos sintomas e não houve relatos de melhora com o consumo de proteína vegetal, porém os pacientes relataram consumir diariamente alimentos fontes de proteína animal e raramente alimentos de origem vegetal. A escolha dos alimentos e a qualidade são importantes, o alimento pode tanto amenizar quanto agravar os sintomas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda do Centro Universitário Filadélfia.

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do curso de nutrição da UniFil.

Publicado
2018-09-03
Como Citar
SIENA, Larissa Renata; MARRONE, Lucievelyn. A influência da alimentação na redução ou no agravamento dos sintomas apresentados em pacientes portadores de fibromialgia.. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 25, n. 48-49, p. 13-19, set. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/350>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##