A clínica psicanalítica de casal e família em serviço-escola: panorama da atuação de um projeto de extensão (2020-2025)

  • Rafaela Valentini Ortega Ruiz Universidade Estadual de Londrina
  • Raíssa Mendonça de Carvalho
  • André Alves Brasil
  • Maíra Bonafé Sei

Resumo

O presente trabalho apresenta um panorama da atuação do projeto de extensão “Clínica Psicanalítica de Casal e Família” da Universidade Estadual de Londrina, entre dezembro de 2020 e agosto de 2025. O objetivo foi construir uma visão consistente sobre o alcance, desafios e especificidades da prática clínica dentro do período analisado. Utilizou-se uma metodologia quanti-qualitativa: os registros de inscrições e atendimentos foram tratados com recursos da linguagem estatística R e posteriormente articulados à literatura sob o referencial psicanalítico. Ao longo do período analisado, foram registradas 87 inscrições, com 40 casos iniciados, sendo sete atendimentos familiares e 33 de casal. Os resultados demonstram um elevado número de desistências antes do início da psicoterapia e alto índice de desistência entre a primeira e oitava sessão, o que pode ser interpretado como expressão da resistência ao processo terapêutico vincular. Os dados analisados também demonstram que os jovens e adultos constituem a maior parte do público atendido pelo projeto, com uma baixa adesão por parte da população idosa, ficando como sugestão de temática para pesquisas futuras. Conclui-se que, apesar dos desafios, a potência do projeto se manifesta em seu alcance nos atendimentos oferecidos à comunidade, respondendo a uma demanda social em consonância com o compromisso universitário na extensão. Ressalta-se, ainda, seu papel fundamental na formação acadêmico-profissional, sustentando-se na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


 

Publicado
2025-10-06
Como Citar
Ruiz, R., Carvalho, R., Brasil, A., & Sei, M. (2025). A clínica psicanalítica de casal e família em serviço-escola: panorama da atuação de um projeto de extensão (2020-2025). Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 41(78), e3376. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3376/3171