Relato de experiência: uma intervenção pedagógica com a oficina - narrativas em construção para o desenvolvimento da escrita e expressão oral no ambiente escolar

Resumo

O presente artigo trata-se de relatar a minha experiência no Estágio Supervisionado em turma do 8ª ano do ensino fundamental II na Escola São Pedro, em Ilhéus-BA. Teve como objetivo a intervenção pedagógica com a Oficina - Narrativas em Construção de forma a desenvolver as habilidades de escrita, revisão, leitura e expressão oral de alunos por meio da criação de textos narrativos autorais e da integração de expressões artísticas. A iniciativa busca promover a criatividade, a confiança e a autonomia dos estudantes, incentivando-os a explorar temas de seu interesse enquanto aperfeiçoam suas competências linguísticas.  Com uso de uma metodologia combina de práticas qualitativas e participativas, incluindo observações, análise das produções textuais e visuais. Essa abordagem busca não apenas desenvolver habilidades técnicas, mas também cultivar uma cultura de expressão criativa, colaboração e protagonismo no ambiente escolar. As conclusões mostram que os alunos se tornaram mais seguros, mais engajados e mais dispostos a se expressar.

##submission.authorBiography##

Makosa Tomás David

Angolano e estudante do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens da Universidade Federal do Sul da Bahia e bolsista de Iniciação à Docência (PIBID). Gmail: davidmakosa929@gmail.com https://orcid.org/0009-0004-0659-971X

Publicado
2025-09-05
Como Citar
David, M. (2025). Relato de experiência: uma intervenção pedagógica com a oficina - narrativas em construção para o desenvolvimento da escrita e expressão oral no ambiente escolar. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 41(78), e3373. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3373/3165