Diagnóstico e soluções de falhas em fontes chaveadas: Uma análise técnica aplicada

  • Antônio Miguel de Jesus
  • Gustavo Luciano da Silva
  • Robledo Fernandes Carazzai
  • Patrícia Beneti de Oliveira

Resumo

As fontes chaveadas (SMPS) são essenciais na alimentação de dispositivos eletrônicos modernos, oferecendo elevada eficiência na conversão de energia e maior proteção para circuitos sensíveis. No entanto, falhas no funcionamento desses sistemas são comuns e podem comprometer a integridade de todo o equipamento. Entre os defeitos recorrentes destacam-se capacitores eletrolíticos estufados, MOSFETs em curto, resistores de partida abertos, diodos danificados e problemas no circuito de controle. Este artigo tem como objetivo identificar as causas mais comuns dessas falhas e propor soluções práticas baseadas em experiências técnicas e literatura especializada. Além disso, apresenta-se uma metodologia de diagnóstico estruturada com checklist e fluxograma, visando facilitar a rotina de técnicos e estudantes. Através da análise de casos reais e referências técnicas, conclui-se que, com ferramentas básicas e conhecimento adequado, é possível recuperar fontes chaveadas com segurança e eficiência, desde que se sigam procedimentos sistemáticos de inspeção e teste.

Biografia do Autor

Antônio Miguel de Jesus

Discentes do curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Gustavo Luciano da Silva

Discentes do curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Robledo Fernandes Carazzai

Docente dos cursos de Engenharias do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Patrícia Beneti de Oliveira

Docente dos cursos de Engenharias do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Publicado
2025-08-06
Como Citar
Jesus, A., Silva, G., Carazzai, R., & Oliveira, P. (2025). Diagnóstico e soluções de falhas em fontes chaveadas: Uma análise técnica aplicada. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 41(especial), 242-246. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3339/3130