Índice de retrabalho na execução de revestimento cerâmico em unidades habitacionais de baixo padrão

  • Jan Lincoln Lugli
  • Vitor Carvalho Ferreira
  • Diego Lima Chechin Camacho Arrebola

Resumo

A transição dos princípios do Fordismo para o Lean Construction na indústria da construção civil no Brasil, destaca a crescente demanda por habitação e infraestrutura no país e a necessidade de implementar estratégias de produção em massa para atender a essa demanda. O estudo foca na identificação e análise de retrabalho durante a execução de revestimentos cerâmicos em um condomínio habitacional de baixo padrão. Os resultados obtidos revelam que a planicidade e a aderência das peças são os problemas mais recorrentes durante a execução. A pesquisa ainda demonstra a importância de identificar as causas desses problemas e implementar soluções, como treinamentos e reuniões, para reduzir o retrabalho, diminuir os custos adicionais e antecipar o prazo de entrega da obra. O estudo de caso baseado em observações em campo e forneceu informações detalhadas sobre as não conformidades encontradas na execução dos revestimentos cerâmicos, evidenciando a necessidade de aprimorar o controle de qualidade e a execução de obras sem comprometer a qualidade e a segurança das construções. Por fim, o trabalho ressalta a importância da transição para estratégias de produção mais eficientes na construção civil, considerando o impacto positivo na economia e a redução do déficit habitacional no Brasil.

Biografia do Autor

Jan Lincoln Lugli

Acadêmico do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Filadélfia - UniFil

Vitor Carvalho Ferreira

Acadêmico do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Filadélfia - UniFil

Diego Lima Chechin Camacho Arrebola

Docente dos cursos de Engenharias do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

 

Publicado
2025-08-06
Como Citar
Lugli, J., Ferreira, V., & Arrebola, D. (2025). Índice de retrabalho na execução de revestimento cerâmico em unidades habitacionais de baixo padrão. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 41(especial), 73-85. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3327/3116