Negacionismo e Invisibilidade: o racismo contra os povos indígenas na educação brasileira

  • Geisla Letícia Oliveira da Pureza Santos Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB

Resumo

Este estudo analisa a invisibilização do racismo contra os povos indígenas no contexto da educação brasileira. A partir de uma abordagem crítica e interdisciplinar, examina-se como a escola, ao reforçar estereótipos e omitir a diversidade e a resistência indígena, contribui significativamente para a marginalização dessas populações. Mesmo com marcos legais importantes, como a lei 11.645/2008, que obriga o ensino da história e cultura indígena nas escolas, o currículo nacional ainda é fortemente marcado por uma perspectiva eurocêntrica. Essa limitação impede o reconhecimento dos povos indígenas como sujeitos históricos e detentores de saberes próprios. A pesquisa destaca a necessidade de políticas educacionais comprometidas com a inclusão de conhecimentos indígenas, a representatividade nos conteúdos escolares e a promoção da justiça histórica. Conclui-se que a superação do racismo indígena na educação brasileira exige ações concretas, como a valorização da diversidade cultural, a formação crítica e antirracista dos profissionais da educação e a construção de práticas pedagógicas inclusivas.

Publicado
2025-07-09
Como Citar
Santos, G. (2025). Negacionismo e Invisibilidade: o racismo contra os povos indígenas na educação brasileira. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 41(78), e3318. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3318/3101