Geração procedural de níveis 2D utilizando grandes modelos de linguagem
Resumo
Este estudo explora a aplicação de Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) para Geração Procedural de Conteúdo (PCG) em jogos digitais, especificamente na criação de níveis para um jogo 2D semelhante ao clássico The Legend of Zelda. A metodologia inclui o fine-tuning do modelo LLaMA 3.1 com o dataset Zelda-Level-Games, adaptando-o para a geração de níveis jogáveis e personalizados através da linguagem natural, sendo possível a manipulação do design do nível a partir do input de entrada. A avaliação foi conduzida com métricas de jogabilidade, novidade, diversidade e precisão, demonstrando que o modelo atinge bons resultados na maioria das métricas, embora apresente desafios na precisão, que deixam ideias para trabalhos futuros. Os resultados indicam que o uso de LLMs para PCG é promissor, especialmente por possibilitar a criação de conteúdo customizado via linguagem natural, contribuindo para a acessibilidade e produtividade no design de jogos.