Como ficam os sentimentos dos alunos frente às queixas escolares?

  • José Eduardo de Oliveira Neto
  • Jeniffer Carolina de Souza Melo

Resumo

As queixas escolares são comuns no ambiente educacional, frequentemente manifestadas por dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento e dificuldades de interação social entre os pares. Este artigo busca compreender como os sentimentos dos alunos se desenvolvem e se manifestam diante dessas queixas, enfatizando aspectos como convivência, respeito, empatia, assertividade e os impactos emocionais no ambiente escolar, a partir de atividades grupais que foram desenvolvidas com alunos de uma instituição de ensino municipal. A abordagem destaca o papel do ambiente escolar e das interações sociais como mediadores do desenvolvimento emocional e comportamental dos alunos.

Biografia do Autor

José Eduardo de Oliveira Neto

Acadêmico do Curso de Psicologia da Unifil, Londrina, Paraná e Aluno Bolsista da Fundação Araucária

Jeniffer Carolina de Souza Melo

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Pós-graduada em Terapia Analítico- Comportamental pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil) e MBA em Gestão de Pessoas e People Experience. E-mail: jeniffer.melo@unifil.br

Publicado
2024-11-07
Como Citar
Oliveira Neto, J., & Melo, J. (2024). Como ficam os sentimentos dos alunos frente às queixas escolares?. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 40(especial), 75-85. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3211/2989