Análise do desempenho funcional de pacientes acometidos por acidente vascular encefálico no contexto domiciliar

  • Laís Emille Vieira Pozzobom
  • Bruna Luiza Widerski
  • Heloísa Freiria Tsukamoto

Resumo

O acidente vascular encefálico (AVE) é um comprometimento neurológico focal, ocasionalmente global, da função cerebral. Ocorre de maneira súbita, com provável origem vascular e duração maior que 24 horas, podendo levar o indivíduo a óbito ou gerar a incapacidade funcional, afetando diretamente as atividades de vida diária. Objetivos: Caracterizar o grau de funcionalidade do paciente hemiparético, analisar a auto percepção sobre sua condição física e verificar se as orientações recebidas na fisioterapia são aplicadas no contexto domiciliar. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo transversal, com abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi composta por nove pacientes portadores de AVE, atendidos na Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. Para compor os dados do estudo, foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Mini-Exame do Estado Mental, ficha de identificação e perfil socioeconômico, entrevista semi-estruturada, elaborada pelos pesquisadores, Escala de Fugl-Meyer, Índice de Barthel Modificado e Escala de Lawton. A coleta de dados foi realizada no domicílio dos pacientes selecionados, através de visita previamente agendada. Resultados: Constatou-se que 44% dos pacientes apresentaram um comprometimento motor severo na escala de Fugl- Meyer e  apenas 22,2% foram classificados com independência total pelo índice de Barthel. Ademais, observou-se que os pacientes hemiparéticos utilizam apenas (ou principalmente) o membro sadio na realização de suas atividades diárias, negligenciando o hemicorpo acometido. Conclusão: A partir desse estudo, foi possível perceber o quanto o AVE atinge de forma negativa a capacidade funcional e, consequentemente acarreta certo grau de dependência nas atividades do cotidiano.

Biografia do Autor

Laís Emille Vieira Pozzobom

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Filadélfia –UniFil, Londrina (PR), Brasil, e-mail: lais.pozzobom@hotmail.com

Bruna Luiza Widerski

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Filadélfia –UniFil, Londrina (PR), Brasil, e-mail: brunaluw2@yahoo.com.br

Heloísa Freiria Tsukamoto

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Reabilitação, Especialista em Fisioterapia Neurofuncional Adulto, Docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, e-mail: heloisa.tsukamoto@unifil.br.

Publicado
2018-07-31
Como Citar
POZZOBOM, Laís Emille Vieira; WIDERSKI, Bruna Luiza; TSUKAMOTO, Heloísa Freiria. Análise do desempenho funcional de pacientes acometidos por acidente vascular encefálico no contexto domiciliar. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. 66, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/319>. Acesso em: 09 ago. 2020.
Seção
Artigos