Gestão e organização de dados para implantação de business intelligence

  • Victor Hugo Negrisoli
  • Edson Shinki Kaneshima

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um ambiente funcional de Business Intelligence (BI) e fundamentar os principais conceitos e técnicas relacionadas ao seu funcionamento e suas aplicações, estudando o motivo pelo qual deve ser implementado em um ambiente de negócios, levantando argumentos relativos à ágil tomada de decisões e à organização e gestão de informações através de dados de diversas fontes. O estudo será feito através dos principais conceitos dentro do Business Intelligence, como a fundamentação teórica do funcionamento de um data warehouse, em sua arquitetura e operação, e como funcionam as organizações de dados diversos para uma rápida e fácil apresentação. As técnicas de Business Intelligence analisadas serão sobre como manipular grandes quantidades de informações através de aplicações em técnicas de Online Analytical Processing (OLAP), explicando conceitos de bancos de dados multidimensionais.

Biografia do Autor

Victor Hugo Negrisoli

Graduando em Ciência da Computação. Centro Universitário Filadélfia – UniFil. Email: victorhugonegrisoli.ccs@hotmail.com

Edson Shinki Kaneshima

Docente do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. Email: edson.kaneshima@unifil.br

Publicado
2018-07-31
Como Citar
NEGRISOLI, Victor Hugo; KANESHIMA, Edson Shinki. Gestão e organização de dados para implantação de business intelligence. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. esp., p. 96-110, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/313>. Acesso em: 29 mar. 2024.