A influência da prática de natação no desenvolvimento motor e psicomotricidade durante a infância (dos 3 aos 6 anos)

  • Murilo Casagrande Acosta
  • Viviani Gusmão Moretto Próspero

Resumo

O presente estudo teve como objetivo central compreender como a natação influencia no desenvolvimento motor e no desenvolvimento da psicomotricidade durante a infância (dos 3 aos 6 anos), bem como verificar quais as influências da prática de natação no desenvolvimento motor e na psicomotricidade, assim como as suas diferenças. Efetivou-se, portanto, uma revisão bibliográfica de literatura pautada sobre o desenvolvimento motor e da psicomotricidade na prática de natação durante a infância. Evidenciou-se que durante essa fase da infância, a criança encontra-se na fase de movimentos fundamentais, onde há a descoberta do próprio corpo através de movimentos espontâneos, da relação com o meio e com os outros. Verificou-se, então que durante a fase de adaptação ao meio líquido na natação, principal fase desenvolvida nesse período, é possível que a criança desenvolva o controle seu corpo de maneira integrada, desenvolvendo sua motricidade, aspectos psicomotores, inteligência, personalidade e sociabilização. Dessa maneira, através de aspetos lúdicos na aprendizagem de natação, possibilita-se de maneira motivada e prazerosa condições que irão auxiliar o desenvolvimento integral do indivíduo.

Biografia do Autor

Murilo Casagrande Acosta

Discente do curso de Educação Física no Centro Universitário Filadélfia – UniFil.

Viviani Gusmão Moretto Próspero

Profa. Mestra no Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Publicado
2024-06-11
Como Citar
Acosta, M., & Próspero, V. (2024). A influência da prática de natação no desenvolvimento motor e psicomotricidade durante a infância (dos 3 aos 6 anos). Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 40(especial), 250-297. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3114/2868

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