Efeitos do treinamento resistido como um coadjuvante na cessação do tabaco em pessoas fumantes

  • Davi Santana Rogério
  • Silvana Cardoso

Resumo

INTRODUÇÃO: O tabagismo é o principal motivo de morte evitável do mundo, atualmente temos dois tipos de tratamentos para pessoas que querem parar de fumar sendo a farmacoterapia e a psicofarmacoterapia. A dificuldade de largar o fumo faz com que procuremos outras formas para auxiliar no tratamento. OBJETIVO: Verificar os efeitos do treinamento resistido na abstinência ao tabaco. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de revisão de literatura foi limitada a estudos controlados e randomizados que possuíam exercícios de força e ou resistência em seu programa e caracterização de sexo e idade das pessoas envolvidas, foram limitadas as propostas de intervenção de 2011 a 2023 nos idiomas inglês e português. RESULTADOS: Foram encontrados 3 estudos que utilizaram o treinamento resistido como intervenção, o tempo de intervenção média foi de 16 semanas sendo 2 estudos com 12 semanas e 1 estudo com 24 semanas, as intervenções tiveram como característica o grupo controle não realizar exercícios físicos apenas realizar o acompanhamento psicológico, em sua maioria estudos realizados com mulheres adultas, o treinamento resistido em conjunto com o tratamento convencional é capaz de causar uma diminuição no número de cigarros fumados mas não a cessação total. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os resultados são positivos em relação com a diminuição do tabagismo, porém a abstinência ainda é uma dificuldade a ser superada nesses estudos, e o estilo de vida saudável continua sendo um grande protetor de recaídas.

Biografia do Autor

Davi Santana Rogério

Discente do curso de Educação Física no Centro Universitário Filadélfia – UniFil.

Silvana Cardoso

Orientador: Prof. Dra. do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Publicado
2024-06-11
Como Citar
Rogério, D., & Cardoso, S. (2024). Efeitos do treinamento resistido como um coadjuvante na cessação do tabaco em pessoas fumantes. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 40(especial), 93-111. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3107/2870