Argila e óleo essencial como terapia alternativa ao tratamento da dermatite seborreia

  • Isabella Gonçalves Rodrigues
  • Janaina Karin Carolina Alcântara de Lima
  • Célia Regina Góes Garavello

Resumo

Em diferentes procuras, homens e mulheres têm analisado cada dia mais procedimentos para melhoria de seus cabelos e do couro cabeludo. Nesse estudo busca-se uma maneira de melhora a dermatite seborreica, com argiloterapia. A dermatite seborreica é uma afecção, crônica, não contagiosa podendo aparecer novamente após um tempo se não tratada de forma correta, que vem acompanhada de inflamação causando lesões eritomatodescamativa, ovuladas e gordurosas. Há vários fatores que podem causar essa doença, porém ainda não é totalmente esclarecido. A argila regenera e hidrata o couro cabeludo com uma ação renovadora  bactericida, antiséptica e anti- inflamatória, a “argiloterapia” age como uma espécie de peeling capilar, eliminado assim células mortas, removendo todo tipo de impureza e resíduos, além de ativar a circulação sanguínea, e ajuda diminuir a oleosidade dos fios, e assim eliminando a seborreia e a caspa. Ela pode ser aplicada no couro cabeludo ou na pele, promovendo uma troca de elementos iônicos da argila com a pele. Dessa maneira analisamos ser um tratamento eficaz, mas observamos que seriam necessários mais estudos que comprovem o mecanismo de ação da argila em tratamento com a dermatite seborreica.

Biografia do Autor

Isabella Gonçalves Rodrigues

Graduanda do curso de estética e cosmética centro Universitário Filadélfia- Unifil, Londrina PR

Janaina Karin Carolina Alcântara de Lima

DocenteEspecialista do curso de Estética e Cosmética Centro Universitário Filadélfia - Unifil, Londrina PR

Célia Regina Góes Garavello

Docente do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário Filadélfia - Unifil

Publicado
2024-03-28
Como Citar
Rodrigues, I., Lima, J., & Garavello, C. (2024). Argila e óleo essencial como terapia alternativa ao tratamento da dermatite seborreia. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 39(especial), 397-414. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3029/2792

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