Profissional da estética no tratamento de pacientes em cuidados paliativos

  • Jéssica da Silva Lima
  • Talita Oliveira da Silva
  • Mylena Cristina Dornellas da Costa
  • Janaina Karin Carolina Alcântara de Lima

Resumo

A profissão da estética é um campo que vem crescendo cada vez mais e as pessoas têm buscado ficar em dia com os cuidados do corpo, rosto, cabelos e unhas, buscado por protocolos individualizados, com ativos de máxima tecnologia e procedimentos em alta no mercado. Não é só na área de embelezamento que a tecnóloga em Estética e Cosmética pode atuar, como também em clínicas, spas, salões de beleza, indústrias de cosméticos, consultorias, na organização e gestão dos serviços de beleza e hospitais. Neste caso, junto a uma equipe multiprofissional, a profissional da saúde Estética e Cosmética pode atuar com pacientes em cuidado paliativo, pois tem competência para atuar com pacientes na redução de seus incômodos, como dor, sono, fadigas, entre outros, na saúde preventiva e reparo do seu tecido, causado por um tratamento quimioterápico, por exemplo. A esteticista pode fazer uso de recursos no tratamento do paciente, como: massagem, toque terapêutico, aromaterapia e musicoterapia. Com isso, evidencia-se o profissional que atua na área da estético e cosmético como um trabalhador da área da saúde, capacitado para atuar com pessoas que necessitam de um cuidado para além do embelezamento.

Biografia do Autor

Jéssica da Silva Lima

 Acadêmica do curso Superior de Estética e Cosmética do Centro Universitário Filadélfia.

Talita Oliveira da Silva

 Professora orientadora: Estetacosmetóloga; Especialista em Estética Facial e Corporal e docente do Curso Superior de Estética e Cosmética do Centro Universitário Filadélfia- Londrina PR.

Mylena Cristina Dornellas da Costa

 Farmacêutica; Mestre em Biotecnologia; Docente do Centro Universitário Filadélfia (Unifil), Londrina – Paraná.

Janaina Karin Carolina Alcântara de Lima

Docente do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário Filadélfia – Unifil

Publicado
2024-03-27
Como Citar
Lima, J., Silva, T., Costa, M., & Lima, J. (2024). Profissional da estética no tratamento de pacientes em cuidados paliativos. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 39(especial), 315-333. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3023/2787

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 > >>