A atuação do profissional de estética e cosmetologia para o tratamento adjuvante da depressão

  • Aryane Sanches Araujo
  • Heloisa Aguetoni Cambuí
  • Mylena Cristina Dornellas da Costa

Resumo

O transtorno depressivo configura-se como um problema de saúde pública, devido a sua alta incidência e elevada taxa de mortalidade e morbidade. Trata-se de um transtorno mental, cuja etiologia é multifatorial e, desse modo, requer um tratamento multiprofissional. No campo da saúde, o profissional tecnólogo em Cosmetologia e Estética tem papel essencial, pois a partir de procedimentos e intervenções pode auxiliar na promoção da redução dos sintomas e contribuir para o aumento da qualidade de vida. Com isso, o objetivo principal deste estudo foi compreender, a partir da revisão da literatura científica atual, a atuação deste profissional no tratamento adjuvante de pessoas acometidas pelo transtorno depressivo. Buscou-se, também, identificar as intervenções estético-terapêuticas e seus benefícios para o tratamento complementar da depressão. Os resultados encontrados ressaltam a importância da atuação do profissional de Estética e Cosmetologia para o tratamento complementar do transtorno depressivo, visto que a partir de intervenções e procedimentos específicos e adequados é possível contribuir para o aumento da autoestima e da autoconfiança desses clientes. Destacam-se, entre estes, a aromaterapia, a massoterapia, o reiki, entre outros procedimentos estético-terapêuticos que podem contribuir para a melhora da saúde física e mental. Faz-se necessária a realização de demais estudos na área, a fim de identificar outras práticas integrativas complementares eficazes realizadas pelo profissional de Estética e Cosmetologia para o tratamento do transtorno depressivo.

Biografia do Autor

Aryane Sanches Araujo

Acadêmica do Curso de Graduação em Estética e Cosmética - Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Londrina – Paraná.

Heloisa Aguetoni Cambuí

 Professa Dra. Ens. Sup. Ad-I do Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Londrina – Paraná

Mylena Cristina Dornellas da Costa

 Docente do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário Filadélfia – Unifil Londrina PR.

Publicado
2024-03-27
Como Citar
Araujo, A., Cambuí, H., & Costa, M. (2024). A atuação do profissional de estética e cosmetologia para o tratamento adjuvante da depressão. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 39(especial), 198-221. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3018/2782

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>