Análise de sentimentos das eleições brasileiras de 2018 usando Twitter

  • Rafael Bilibio Franco Centro Universitário Filadélfia
  • Mario Henrique Akihiko da Costa Adaniya Centro Universitário Filadélfia

Resumo

A ascensão das redes sociais mudou profundamente a forma como as informações e opiniões são propagadas, disponibilizando um montante de dados sem precedentes. Isso trouxe, contudo, novos problemas. Extrair informações relevantes e assertivas de um emaranhado tão grande de dados é um dos maiores e mais recompensadores desafios contemporâneos. A análise de sentimentos se presta a resolver esse problema. Nela, são empregadas técnicas computacionais com o objetivo de construir sistemas que atuem de forma automatizada na classificação de sentimentos extraídos de documentos escritos em linguagem natural, como os provenientes de redes sociais. Neste trabalho, estão reunidos os principais conceitos, padrões e técnicas empregados na análise de sentimentos, com um foco especial sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos para a predição de eleições governamentais usando dados do Twitter. Após revisados os temas fundamentais que embasam os estudos da área, foi descrito um experimento que empregou a análise de sentimentos para medir a rejeição dos três principais candidatos às eleições presidenciais brasileiras de 2018, a fim de comparar os resultados aqui obtidos com aqueles de metodologias tradicionais de pesquisa, representados aqui pelas pesquisas eleitorais do instituto Datafolha.


A ascensão das redes sociais mudou profundamente a forma como as informações e opiniões são propagadas, disponibilizando um montante de dados sem precedentes. Isso trouxe, contudo, novos problemas. Extrair informações relevantes e assertivas de um emaranhado tão grande de dados é um dos maiores e mais recompensadores desafios contemporâneos. A análise de sentimentos se presta a resolver esse problema. Nela, são empregadas técnicas computacionais com o objetivo de construir sistemas que atuem de forma automatizada na classificação de sentimentos extraídos de documentos escritos em linguagem natural, como os provenientes de redes sociais. Neste trabalho, estão reunidos os principais conceitos, padrões e técnicas empregados na análise de sentimentos, com um foco especial sobre os trabalhos que vem sendo desenvolvidos para a predição de eleições governamentais usando dados do Twitter. Após revisados os temas fundamentais que embasam os estudos da área, foi descrito um experimento que empregou a análise de sentimentos para medir a rejeição dos três principais candidatos às eleições presidenciais brasileiras de 2018, a fim de comparar os resultados aqui obtidos com aqueles de metodologias tradicionais de pesquisa, representados aqui pelas pesquisas eleitorais do instituto Datafolha.

Publicado
2023-08-08
Como Citar
Franco, R., & Adaniya, M. (2023). Análise de sentimentos das eleições brasileiras de 2018 usando Twitter. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 39(76), e2895. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2895/2645