Ensino de botânica: técnica de preservação de estruturas e sementes em cobertura de resina para coleções didáticas

Resumo

O Brasil é considerado o país mais biodiverso do planeta sendo o estudo das plantas necessário para assegurar o equilíbrio entre ecossistemas visto que, os vegetais são um dos principais responsáveis pela manutenção da vida na Terra. Apesar disto, percebe-se um distanciamento das pessoas em relação aos vegetais, fato que contribui para a falta de interesse pelo seu estudo. Neste processo é de extrema relevância a criação de metodologias e de ferramentas que contribuam para aproximar os educandos do material de estudo visto que, a Botânica é considerada uma disciplina de difícil assimilação. Isso se dá em função do emprego de termos considerados   complexos e porque, na maioria das vezes, seu estudo se baseia apenas na teoria que constam nos livros didáticos. Nesse contexto, os portadores de Necessidades Educacionais Específicas (NEE) como cegos/baixa visão acabam ficando excluídos por não conseguirem ter contato com as estruturas botânicas.  A resinagem pode ser utilizada como forma de preservação de estruturas vegetais a fim de criar um material didático lúdico que pudesse preservá-lo e incluir alunos NEE no processo de ensino aprendizagem de Botânica. Para tal, foram utilizados os seguintes materiais: resina poliéster, catalizador de resina poliéster, monômero para resina poliéster, supercola, fio de nylon, palitos de churrasco, colheres, recipientes plásticos descartáveis e estruturas botânicas de diferentes espécies vegetais coletadas através de pesquisas realizadas pelo Laboratório de Botânica do Ifes Campus de Alegre. A técnica empregada demonstrou ser eficiente devido à durabilidade e por preservar as características das estruturas botânicas utilizadas.

Biografia do Autor

José Ricardo Mariano de Souza

Mestrando em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo, Bacharelando em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo, E-mail: josricardo512@gmail.com

Lessa Braz Lopes

Bacharelanda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo, E-mail: lessabl88@gmail.com

Karla Maria Pedra de Abreu

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, Brasil. Professora do Instituto Federal do Espírito Santo Instituição. Alegre, Brasil. OrcID:0000-0002-2747-9758

Publicado
2023-07-27
Como Citar
Souza, J., Lopes, L., & Abreu, K. (2023). Ensino de botânica: técnica de preservação de estruturas e sementes em cobertura de resina para coleções didáticas. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 39(76), e2834. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2834/2642