A psicologia da Unifil: da década de 70 à atualidade.

  • Denise Hernandes Tinoco Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

O curso de Psicologia teve seu início na UniFil, antigo Cesulon, em 1972 e vem formando anualmente profissionais de alta qualidade que atuam não só na nossa região, mas pelo Brasil afora e também em outros países. Passou por várias reformulações curriculares, buscando atualização, orientando-se sempre pelas diretrizes estabelecidas pelo MEC. Acompanhou as transformações políticas do país, saindo de uma grade com uma única visão de homem, próprio das ditaduras, chegando a ter na atualidade, múltiplas abordagens, respeitando as diversas formas de concepção do homem e de seu estar no mundo. Tem ofertado em seu currículo novos campos de trabalho em Psicologia, além dos tradicionais, primando pelo atendimento interdisciplinar e multiprofissional, relacionando-se com outros cursos ofertados pela instituição. Dá oportunidade aos alunos de escolherem ênfases após cursarem um sólido núcleo comum, podendo, com isso, aprofundaremse nas abordagens e campos de trabalho que mais os interessam. O curso possui 38 professores qualificados, que além de lecionarem, coordenam e supervisionam projetos, organizam eventos, são atuantes no CRP, publicam livros e artigos, atuam profissionalmente em Londrina e região. Oferece cursos de pós-graduação, sendo um dos únicos cursos do país a oferecer residência em psicologia com atendimento a pacientes do SUS.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Coordenadora do Curso de Psicologia da UniFil.

Publicado
2018-07-31
Como Citar
Tinoco, D. (2018). A psicologia da Unifil: da década de 70 à atualidade.. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 26(50), 37-54. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/283/253
Seção
Artigos