A má administração medicamentosa de analgésicos e anti-inflamatórios em idosos

  • Letícia Felix dos Santos
  • Aline Santana da Silva
  • Fabiane Yuri Yamacita Borin

Resumo

O envelhecimento predispõe o consumo exacerbado de fármacos por pacientes idosos, sendo estes prescritos ou não, e isto acontece em decorrência das diversas mudanças fisiológicas e metabólicas relacionadas ao envelhecimento, tais como a modificação da composição corporal e a redução das funções renal e hepática. Além disso, existe a alteração da farmacocinética e da farmacodinâmica de alguns medicamentos no organismo do idoso o que faz com que esses pacientes estejam suscetíveis a efeitos adversos ou terapêuticos mais intensos. Os analgésicos e anti-inflamatórios são remédios bastante consumidos pela população como um todo, uma vez que demonstram eficácia e têm livre acesso para compra e consumo, no entanto são altamente perigosos para o organismo do idoso que não se encontra mais em melhores condições metabólicas. Diante disso, o presente artigo, irá retratar o metabolismo do idoso, qual a correta terapêutica medicamentosa a ser indicada a eles, demonstrar quais as alterações nos parâmetros funcionais do organismo geriátrico e quais os danos trazidos pelo consumo desregrado de analgésicos e anti-inflamatórios, além de explanar as principais estratégias para promover uma correta administração dos medicamentos e dessa forma amenizar os riscos à saúde desses pacientes.

Biografia do Autor

Letícia Felix dos Santos

Graduanda do curso de Farmácia pela Unifil – Centro Universitário Filadélfia

Aline Santana da Silva

Professora Orientadora: Graduada em Biomedicina pela Unifil, Especialista em Fisiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Patologia Experimental (Fisiologia Cardiovascular) pela UEL. Docente do Curso Superior de Farmácia na Unifil.

Fabiane Yuri Yamacita Borin

Professora avaliadora: Graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Ciências da Saúde pela UEL, Doutora em Saúde Coletiva pela UEL. Docente e Coordenadora do Curso Superior de Farmácia na Unifil

Publicado
2022-11-30
Como Citar
SANTOS, Letícia Felix dos; SILVA, Aline Santana da; BORIN, Fabiane Yuri Yamacita. A má administração medicamentosa de analgésicos e anti-inflamatórios em idosos. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 278-296, nov. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2778>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos