A determinação da alfa fetoproteína no diagnóstico e monitoramento do Carcinoma Hapatocelular (CHC)

  • Jéssica Batini Faria Balbino
  • Rosália Hernandes Fernandes Vivan
  • Cláudia Maria Correia e Silva

Resumo

O carcinoma hepatocelular (CHC) é uma neoplasia primária e maligna originada nos hepatócitos. O desenvolvimento do CHC está relacionado a alguns fatores de risco, os quais estão relacionados a mutações e perda de controle do ciclo celular. Existem vários métodos diagnósticos, sendo que o diagnóstico precoce oferece a possibilidade de aplicar tratamento curativo, uma vez que a doença é detectada na fase inicial, assintomática. Os marcadores tumorais são moléculas presentes no sangue e detectadas por métodos bioquímicos que são utilizadas para triagem, auxílio do diagnóstico e acompanhamento do tratamento de tumores. A dosagem de alfa-fetoproteína (AFP) está entre os fatores de diagnóstico, monitoramento da resposta ao tratamento e prognósticos e é utilizada para determinação de sobrevida dos pacientes diagnosticados com CHC.

Biografia do Autor

Jéssica Batini Faria Balbino

Discente de Farmácia pela Unifil – Centro Universitário Filadélfia

Rosália Hernandes Fernandes Vivan

Professora orientadora: Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Patologia Experimental pela UEL. Docente do curso superior de Farmácia na Unifil.

Cláudia Maria Correia e Silva

Banca examinadora: Docente do curso superior de Farmácia na Unifil

Publicado
2022-11-30
Como Citar
BALBINO, Jéssica Batini Faria; VIVAN, Rosália Hernandes Fernandes; SILVA, Cláudia Maria Correia e. A determinação da alfa fetoproteína no diagnóstico e monitoramento do Carcinoma Hapatocelular (CHC). Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 252-265, nov. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2776>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##