Potencial antimicrobiano de produtos naturais contra Staphylococcus aureus de infecções de feridas

  • Ana Elisa Belotto Morguette
  • Claudia Maria Correia e Silva
  • Ariane Mayumi Saito Bertão

Resumo

Staphylococcus aureus é geralmente considerado parte da microbiota da pele, podendo colonizá-la de maneira permanente ou transiente. Porém, é responsável pela maioria das infecções bacterianas de pele e tecidos moles que representam um problema de saúde pública relevante, principalmente devido à emergência de isolados resistentes à meticilina. Por sua grande diversidade e uso recorrente na medicina popular, os produtos naturais são alvos de interesse de pesquisadores e da indústria farmacêutica e fontes promissoras para o isolamento de novas moléculas antimicrobianas. Portanto, este trabalho tem por objetivo o levantamento bibliográfico de produtos de origem natural com atividade antimicrobiana sobre S. aureus causadores de infecções em feridas. Após a pesquisa com os descritores e aplicação dos critérios de exclusão, 22 trabalhos foram incluídos nesta revisão. Os trabalhos mostram a atividade antibacteriana de produtos naturais extraídos de plantas contra S. aureus e sua possível aplicação para o tratamento de feridas.

Biografia do Autor

Ana Elisa Belotto Morguette

Acadêmica do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadelfia - UniFil. E-mail: ae.belotto@gmail.com

Claudia Maria Correia e Silva

Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadelfia - UniFil. E-mail: claudia.silva@unifil.br

Ariane Mayumi Saito Bertão

Mestre em Microbiologia e Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadelfia - UniFil. E-mail: ariane.bertao@unifil.br Autora para correspondência

Publicado
2022-11-29
Como Citar
MORGUETTE, Ana Elisa Belotto; SILVA, Claudia Maria Correia e; BERTÃO, Ariane Mayumi Saito. Potencial antimicrobiano de produtos naturais contra Staphylococcus aureus de infecções de feridas. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 218-236, nov. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2766>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##