Cloridrato de metilfenidato, uso não terapêutico e reações adversas

  • Marcela Lorena Alencar Ramos
  • Geise Ellen Broto Oliveira
  • Diego Lima Petenucci

Resumo

Metilfenidato é um medicamento estimulante do sistema nervoso central. Ele mantém o estado de alerta e melhora a cognição por esses motivos o consumo vem crescendo. Popularizado, este medicamento é muito utilizado por estudantes sem indicação médica, com intuito de obter melhor rendimento escolar e mais disposição. Embora seja utilizado de forma indiscriminada uma grande parcela das pessoas que o utilizam o fazem por recomendação médica, como é o caso de crianças diagnosticadas com TDAH. Independentemente da forma de utilização, é importante conscientizar as pessoas que se trata de um medicamento estimulante e, portanto, causa reações adversas podendo causar dependência entre outras. A promoção ao uso racional desse medicamento se faz necessária, por isso, neste artigo serão abordados os benefícios, efeitos adversos e os riscos associados, o uso prescrito e indiscriminado e a ação farmacológica do fármaco.

Biografia do Autor

Marcela Lorena Alencar Ramos

Graduanda do curso de Farmácia pela Unifil - Centro Universitário Filadélfia

Geise Ellen Broto Oliveira

Professora Orientadora: Graduada em Farmácia pela UNOPAR, Especialista em Análises Clínicas Pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Ciências da Saúde pela UEL. Docente do Curso Superior de Farmácia da UNIFIL

Diego Lima Petenucci

Professor Avaliador: Graduado em Farmácia. Docente do Curso Superior de Farmácia da UNIFIL

Publicado
2022-11-29
Como Citar
RAMOS, Marcela Lorena Alencar; OLIVEIRA, Geise Ellen Broto; PETENUCCI, Diego Lima. Cloridrato de metilfenidato, uso não terapêutico e reações adversas. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 171-183, nov. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2763>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##