Fármacos e seus potenciais ototóxicos

  • Giovanna de Oliveira S. Bruneri
  • Fabiane Yuri Yamacita Borin
  • Geise Ellen Broto Oliveira

Resumo

A audição é de grande importância para a comunicação e para o convívio em sociedade. Medicamentos que possuem graus ototóxicos elevados afetam a audição através do comprometimento do sistema coclear e vestibular, em que alguns casos os danos causados poderão ser irreversíveis. São diversas as classes de medicamentos que podem apresentar ototoxicidade como efeito adverso, sendo de difícil demanda o monitoramento de pacientes que fazem o uso de medicamentos ototóxicos. Esse artigo teve como objetivo mostrar as principais classes farmacológicas que possuem potenciais ototóxicos e esclarecer se há formas de prevenção da perda auditiva quando o uso desses medicamentos é indispensável para o tratamento de enfermidades. A pesquisa realizada baseia-se em uma revisão bibliográfica, onde foram avaliados estudos que demonstraram os fármacos com potencial ototóxico que precisam de acompanhamento profissional, através de exames otológicos e monitoramento sérico das drogas que estão sendo administradas, trazendo desafios para a equipe multiprofissional.

Biografia do Autor

Giovanna de Oliveira S. Bruneri

Acadêmico do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. E- mail: giovanna_bruneri@hotmail.com. Autora para correspondência

Fabiane Yuri Yamacita Borin

Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. E-mail: fabiane.yamacita@unifil.br

Geise Ellen Broto Oliveira

Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. E-mail: geise.oliveira@unifil.com.br

Publicado
2022-11-29
Como Citar
BRUNERI, Giovanna de Oliveira S.; BORIN, Fabiane Yuri Yamacita; OLIVEIRA, Geise Ellen Broto. Fármacos e seus potenciais ototóxicos. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 130-142, nov. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2760>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##