O uso de psicofarmacos em crianças e adolescentes com transtornos depressivos

  • Ediane de Souza Silva
  • Claudia Maria Correia e Silva
  • Aline Santana da Silva

Resumo

A depressão é um transtorno mental que afeta pessoas de todas as idades e, dependendo da sua duração e intensidade, pode tornar-se um problema de saúde grave, podendo acarretar em prejuízos no trabalho, na escola, na família, entre outros, e até mesmo em suicídio. Nessa população a depressão vem sendo considerada comum, recorrente, debilitante, que envolve um alto grau de morbidade, mortalidade, sendo um importante problema de saúde pública. Como abordagem terapêutica, têm sido empregados a psicoterapia e terapia medicamentosa com antidepressivos.  A prescrição de psicofármacos e o uso abusivo destes medicamentos têm aumentado consideravelmente. A escolha do antidepressivo tem como base a eficácia do fármaco, seus efeitos secundários e o histórico pessoal de resposta anterior a determinada substância. Ainda é muito escasso os dados dos efeitos a longo prazo dos psicofármacos.

Biografia do Autor

Ediane de Souza Silva

Discente de Farmácia pela UniFil – Centro Universitário Filadélfia. Londrina. PR. (e-mail: ediane_souza@outlook.com)

Claudia Maria Correia e Silva

Professora orientadora: Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Análises Clínicas e Infecção Hospitalar pela UEL. Docente do curso superior de Farmácia na UniFil. (e-mail: claudia.silva@unifil.br)

Aline Santana da Silva

Banca examinadora. Docente do curso superior de Farmácia na UniFil. (e-mail: aline.silva@unifil.br)

Publicado
2022-11-29
Como Citar
SILVA, Ediane de Souza; SILVA, Claudia Maria Correia e; SILVA, Aline Santana da. O uso de psicofarmacos em crianças e adolescentes com transtornos depressivos. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 115-129, nov. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2759>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##