Leucemias mieloides crônicas aspectos clínicos, laboratoriais e farmacológicos

  • Bruna Freitas de Souza
  • Claudia Maria Correia e Silva
  • Rosália Hernandes Fernandes Vivan

Resumo

Leucemia Mieloide Crônica (LMC) é uma neoplasia hematológica onde ocorre uma alteração maligna e uma mieloproliferação clonal na célula-tronco pluripotente, gerando alta produção de granulócitos imaturos. No início manifesta-se em maior número de maneira assintomática, com a progressão da doença pode-se chegar em uma fase acelerada e em seguida em uma crise blástica, com sinais e sintomas característicos e perigosos. Em relação a metodologias de diagnóstico, tem-se o hemograma, onde pode ser observado hiperleucocitose, células imaturas e um aumento de eosinófilo e basófilo; análises citogenéticas, moleculares e o mielograma são essenciais para o diagnóstico e acompanhamento da LMC. Dentre as opções terapêuticas, o Imatinibe se destaca por ser efetivo para a maioria dos pacientes, e tem uma eficácia duradoura. Havendo o desenvolvimento de resistência podem ser usados inibidores da tirosina quinase de segunda geração. Contudo, apesar de ser uma doença devastadora, avanços tecnológicos contribuem para novas medidas terapêuticas que irão contribuir para uma melhor expectativa de vida aos pacientes.

Biografia do Autor

Bruna Freitas de Souza

Discente de Farmácia pela UniFil – Centro Univeritário Filadélfia. Londrina. PR. (e-mail: brunafs01@outlook.com)

Claudia Maria Correia e Silva

Docente do curso superior de Farmácia na UniFil. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Análises Clínicas e Infecção Hospitalar

Rosália Hernandes Fernandes Vivan

Docente do curso superior de Farmácia na UniFil. (e-mail: rosalia.vivan@unifil.br)

Publicado
2022-11-29
Como Citar
SOUZA, Bruna Freitas de; SILVA, Claudia Maria Correia e; VIVAN, Rosália Hernandes Fernandes. Leucemias mieloides crônicas aspectos clínicos, laboratoriais e farmacológicos. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 83-98, nov. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2757>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>