Atenção farmacêutica no tratamento de dislipidemias com hipolipemiantes

  • André G. Maturana Araujo
  • Fabiane Yuri Yamacita Borin
  • Silas Oda

Resumo

Dislipidemia é o aumento do colesterol e triglicerídeos no sangue ou a diminuição do HDL que contribuem para o desenvolvimento da aterosclerose. A atenção farmacêutica é um conjunto de ações que tem como objetivo a orientação sobre o uso e possíveis restrições de medicamentos aos usuários. Hipolipemiantes são fármacos utilizados no tratamento das dislipidemias, principalmente com ação no controle dos níveis de colesterol. O presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância da assistência farmacêutica aos pacientes com dislipidemias e pesquisar sobre os fármacos hipolipemiantes. Este é um estudo baseado em uma revisão bibliográfica, onde foram utilizados sites de busca, como SCIELO e livros didáticos. O estudo pesquisou sobre os fármacos hipolipemiantes e a importância do papel do farmacêutico na orientação aos pacientes.

Biografia do Autor

André G. Maturana Araujo

Acadêmico do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. E-mail: andrematurana@live.com. Autor para correspondência

Fabiane Yuri Yamacita Borin

Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. E-mail: fabiane.yamacita@unifil.br

Silas Oda

Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. E-mail: silas.oda@unifil.br

Publicado
2022-11-29
Como Citar
ARAUJO, André G. Maturana; BORIN, Fabiane Yuri Yamacita; ODA, Silas. Atenção farmacêutica no tratamento de dislipidemias com hipolipemiantes. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 67-82, nov. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2756>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##