Abordagem terapêutica do melasma no período gestacional: prevenção e tratamento

  • Alessandra Sumioshi
  • Mylena Cristina Dornellas da Costa
  • Claudia Maria Correia e Silva

Resumo

O melasma é uma hiperpigmentação que se caracteriza por manchas escuras e assimétricas, sendo de difícil tratamento, as quais podem acometer a pele das gestantes, causando impactos na sua autoestima. Por isso, este estudo abordou sobre o tema, tendo como objetivo geral, conhecer as abordagens terapêuticas existentes para tratamento e prevenção do melasma no período gestacional. Os objetivos específicos foram conceituar o melasma, apresentando as suas causas e manifestações cutâneas; apresentar os fatores de risco que determinam a ocorrência de melasma, apontar os cuidados preventivos que podem ser realizados para prevenir e tratar o melasma no período gestacional. Foi uma pesquisa construída por meio da revisão de literatura. Concluiu-se que o melasma pode afetar a pele da maioria das gestantes, sendo que as formas terapêuticas existentes, e possíveis de serem utilizadas no período gestacional, incluem cremes despigmentantes, tratamentos a laser, entre outros recursos estéticos.

Biografia do Autor

Alessandra Sumioshi

Acadêmica do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadelfia - UniFil. E-mail: alessandra_sumioshi@hotmail.com. Autora para correspondência

Mylena Cristina Dornellas da Costa

Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadelfia - UniFil. E-mail: mylena.costa@unifil.br

Claudia Maria Correia e Silva

Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Filadelfia - UniFil. E-mail: claudia.silva@unifil.br

Publicado
2022-11-29
Como Citar
SUMIOSHI, Alessandra; COSTA, Mylena Cristina Dornellas da; SILVA, Claudia Maria Correia e. Abordagem terapêutica do melasma no período gestacional: prevenção e tratamento. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 19-34, nov. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2753>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 > >>