Células-tronco mesenquimais como terapia adjuvante em cães com doença renal crônica – revisão bibliográfica

  • Ana Clara Santos Furlan
  • Patrick Eugênio Luz

Resumo

Atualmente, a doença renal crônica (DRC) em cães é uma afecção comum na rotina clínica veterinária. De caráter crônico e progressivo, leva a perda gradual das unidades funcionais dos rins, os néfrons, através de um processo inflamatório e fibrótico, culminando na perda irreversível das funções renais. De forma a padronizar a abordagem da doença, a Sociedade Internacional de Interesse Renal (Internacional Renal Interest Society – IRIS) estabelece uma classificação em estágios que vão do I ao IV. Possui etiologia variada e os sinais clínicos tendem a ser mais evidentes e generalizados nos estágios mais avançados da doença, como consequência da ação das toxinas urêmicas. O tratamento convencional consiste em fornecer suporte às alterações clínicas do paciente. Tendo em vista a ausência de cura da doença, novas alternativas terapêuticas são estudadas, entre elas a terapia celular com células-tronco (CT) tem sido sugerida como forma de desacelerar a progressão da doença e proporcionar maior tempo e qualidade de vida ao paciente. As células tronco mesenquimais (CTMs) são encontradas em diversos tecidos do organismo animal, possuem alta capacidade de renovação e diferenciação celular e tem sido utilizadas na DRC devido às ações anti-inflamatórias, anti-fibróticas e imunomoduladoras que exercem. Portanto, o presente artigo tem como objetivo, através de revisão bibliográfica, apresentar a terapia celular como estratégia terapêutica no tratamento da DRC.

Biografia do Autor

Ana Clara Santos Furlan

Discente do curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL. Email: anaclara.sfurlan@hotmail.com

Patrick Eugênio Luz

Docente do curso de Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL

Publicado
2022-11-24
Como Citar
FURLAN, Ana Clara Santos; LUZ, Patrick Eugênio. Células-tronco mesenquimais como terapia adjuvante em cães com doença renal crônica – revisão bibliográfica. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. 75, p. 153-166, nov. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2748>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##