Setor sucroalcooleiro

análise das exportações brasileiras

  • Henrique Kiyoshi Iriya
  • Cláudio Moço de Oliveira
  • André Rogério Berto

Resumo

O presente estudo tem como objetivo abordar o crescimento do setor sucroalcooleiro no Brasil que é o maior produtor e exportador mundial de cana-de-açúcar e segundo maior produtor de etanol. O país tem influência histórica na produção de cana-de-açúcar e desde 2003 quando foi lançado o primeiro automóvel com motor bicombustível vem se destacando como fonte de energia renovável e sustentável. Foram analisados pelos autores os dados de exportação brasileira de açúcar e álcool para os principais compradores e portos de saída.

Biografia do Autor

Henrique Kiyoshi Iriya

Graduandos em MBA em Gestão e Estratégica Empresarial

Cláudio Moço de Oliveira

Graduandos em MBA em Gestão e Estratégica Empresarial

André Rogério Berto

Orientador: Doutorando em Ciências Políticas pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal, MESTRE em Administração de empresas – com ênfase em Gestão de Negócios- UEL – Universidade Estadual de Londrina, Pós-Graduado em Metodologia da Ação Docente, Especialista em Comércio Exterior, Pós-Graduado em Marketing e Logística Empresarial, PósGraduado em Administração Industrial, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas – FGV, Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos, Técnico em Contabilidade e Bacharel em Administração. Sua Experiência Profissional inclui atividades funcionais em empresas Nacionais e Multinacionais, tais como: – Caixa Econômica Federal, Hospital Ortopédico de Londrina, Administração do Shopping Catuaí, Chore-Time/Brock Inc., Sicpa Brasil Ltda e Grupo Dixie Toga. Dentre os cargos e funções ocupados nas empresas, destacam-se as funções de Assistente / Encarregado Financeiro do Shopping catuai; Supervisor de Logística, Gerente de Comércio Exterior e Suprimentos da empresa Chore-Time/Brock; Encarregado de PCP e Logística da Empresa Sicpa Brasil Ltda; foi também Analista de planejamento e suporte a clientes nacionais e internacionais do Grupo Dixie Toga / Itap Bemis Ltda. Professor Universitário em cursos de Graduação e Pós Graduação nas áreas de Jogos de Empresas e Simulação Empresarial, Comércio Exterior, Logística Empresarial e Supply Chain Management. andre.berto@sercomtel.com.br / Telefone: (43)9105-4758

Publicado
2018-08-01
Como Citar
IRIYA, Henrique Kiyoshi; DE OLIVEIRA, Cláudio Moço; BERTO, André Rogério. Setor sucroalcooleiro. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 26, n. 51, p. 135-143, ago. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/270>. Acesso em: 09 dez. 2022.
Seção
Artigos