Diagnóstico psicossocial
um estudo de caso em empresa de assistência técnica
Resumo
O trabalho descreve o diagnóstico psicossocial realizado em uma pequena empresa de vendas e assistência técnica de equipamentos na cidade de Londrina no período de Abril a Junho de 2009. O objetivo inicial do diagnóstico foi o de realizar um levantamento das queixas e necessidades de melhorias na empresa. A primeira etapa envolveu atividades de levantamento de informações com os quatro colaboradores para esclarecer o papel do psicólogo organizacional no ambiente de trabalho. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas estruturadas com todos os colaboradores, incluindo os dois proprietários. A entrevista envolveu questões sobre as atividades profissionais de cada colaborador, bem como questionamentos a respeito das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia do trabalho; responsabilidades; formas de solucionar problemas e relacionamento interpessoal. A partir da tabulação, os dados coletados os foram analisados comparativamente possibilitando descrever as principais queixas da empresa. Durante o processo de análise foram estabelecidas as causas e consequências prováveis das queixas encontradas. É importante salientar que os resultados, bem como as análises realizadas, levaram em consideração a representatividade das queixas, ou seja, os resultados referem-se a questões pertinentes a todos os colaboradores que atuam na empresa. Os resultados apontaram necessidades de melhorias em três áreas: organização, liderança e relação com os clientes que foram discutidas com os proprietários no mês de Julho de 2009. Na área de organização foram apresentadas como propostas de intervenção a realização da descrição e análise dos cargos e o estabelecimento de rotinas diárias (check-list); na área de liderança foi sugerida a realização de reuniões periódicas, implantação de programa de avaliação de desempenho, treino de feedback e planejamento das ações na área de benefícios; na área de atendimento ao cliente foi sugerida a organização de uma rotina para atendimento, contratação de mais um mecânico, investimento em tempo de treinamento para os colaboradores, planejamento de horas extras e investimento em estrutura física para oferecer mais conforto ao cliente. A implantação dessas estratégias tem o intuito de melhorar o funcionamento dos processos internos, as relações entre os colaboradores e a qualidade do atendimento prestado ao cliente pela empresa.