Diagnóstico psicossocial

um estudo de caso em empresa de assistência técnica

  • Elen Gongora Moreira Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Fiamma G. Casagrande Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Schirlei Tais R. Sander Centro Universitário Filadélfia (UniFil)

Resumo

O trabalho descreve o diagnóstico psicossocial realizado em uma pequena empresa de vendas e assistência técnica de equipamentos na cidade de Londrina no período de Abril a Junho de 2009. O objetivo inicial do diagnóstico foi o de realizar um levantamento das queixas e necessidades de melhorias na empresa. A primeira etapa envolveu atividades de levantamento de informações com os quatro colaboradores para esclarecer o papel do psicólogo organizacional no ambiente de trabalho. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas estruturadas com todos os colaboradores, incluindo os dois proprietários. A entrevista envolveu questões sobre as atividades profissionais de cada colaborador, bem como questionamentos a respeito das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia do trabalho; responsabilidades; formas de solucionar problemas e relacionamento interpessoal. A partir da tabulação, os dados coletados os foram analisados comparativamente possibilitando descrever as principais queixas da empresa. Durante o processo de análise foram estabelecidas as causas e consequências prováveis das queixas encontradas. É importante salientar que os resultados, bem como as análises realizadas, levaram em consideração a representatividade das queixas, ou seja, os resultados referem-se a questões pertinentes a todos os colaboradores que atuam na empresa. Os resultados apontaram necessidades de melhorias em três áreas: organização, liderança e relação com os clientes que foram discutidas com os proprietários no mês de Julho de 2009. Na área de organização foram apresentadas como propostas de intervenção a realização da descrição e análise dos cargos e o estabelecimento de rotinas diárias (check-list); na área de liderança foi sugerida a realização de reuniões periódicas, implantação de programa de avaliação de desempenho, treino de feedback e planejamento das ações na área de benefícios; na área de atendimento ao cliente foi sugerida a organização de uma rotina para atendimento, contratação de mais um mecânico, investimento em tempo de treinamento para os colaboradores, planejamento de horas extras e investimento em estrutura física para oferecer mais conforto ao cliente. A implantação dessas estratégias tem o intuito de melhorar o funcionamento dos processos internos, as relações entre os colaboradores e a qualidade do atendimento prestado ao cliente pela empresa.

Biografia do Autor

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Psicóloga. Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP. Docente do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. egmoreira@hotmail.com.

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Graduanda do curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. ficasagrande@hotmail.com

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Graduanda do curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. tais@sander.art.br

Publicado
2018-08-01
Como Citar
Moreira, E., Casagrande, F., & Sander, S. (2018). Diagnóstico psicossocial. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 26(51), 125-134. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/269/265
Seção
Artigos