Transicionalidade e criatividade: rabiscos sobre o viver criativo na educação com crianças com tendência antissocial

  • Ian Israel Bernardo Bogado
  • Heloisa Aguetoni Cambuí

Resumo

O presente estudo teórico tem por objetivo refletir acerca das possibilidades de intervenção psicológica no ambiente escolar, por meio do uso de objetos lúdicos com crianças com tendência antissocial, a fim de promover a continuidade do processo de desenvolvimento emocional. Entende-se, segundo a perspectiva psicanalítica winnicottiana, que estas crianças vivenciaram precoce e abruptamente experiências violadoras que as levaram ao desamparo e ao desapossamento do ambiente familiar, concorrendo para a manifestação de condutas reativas, transgressoras e hostis. Estas condutas são exteriorizadas, em especial, na escola e é justamente neste ambiente que se faz relevante a realização de intervenções psicoterápicas grupais que possam oportunizar, por meio da criação de um espaço lúdico, dialógico e sigiloso, a expressão emocional destas crianças, assim como a elaboração de conteúdos inconscientes e a manifestação criativa e espontânea. Infere-se que, por meio do brincar e destes objetos transicionais, a criança com tendência antissocial possa retomar o seu vir a ser e transformar a si mesma e o mundo.

Biografia do Autor

Ian Israel Bernardo Bogado

Discente do curso de graduação em Psicologia da UniFil Londrina – Paraná. E-mail: ianbogado@edu.unifil.br

Heloisa Aguetoni Cambuí

Psicóloga. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências de Bauru. Mestra em Psicologia pelo mesmo Programa de Pós-Graduação. Possui graduação com Licenciatura Plena e Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Prof. Ens. Sup. Ad-I do Centro Universitário Filadélfia (UniFil) e tutora junto ao Programa "Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância" da UNIVESP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, Psicanálise, Avaliação Psicológica, Psicopatologia, Desenvolvimento Humano e Psicologia Clínica. Atua principalmente nos seguintes temas: infância, desenvolvimento humano, psicanálise, psicoterapia, avaliação psicológica, indicadores psicopatológicos, saúde mental, transtornos alimentares, psicossomática e Winnicott.

Publicado
2023-07-25
Como Citar
Bogado, I., & Cambuí, H. (2023). Transicionalidade e criatividade: rabiscos sobre o viver criativo na educação com crianças com tendência antissocial. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 39(76), e2650. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2650/2632