Helminto gastrointestinal em cães e sua correlação com os principais medicamentos de controle da zoonose

  • Carla Aparecida de Barros
  • Fabiana Maria Ruiz Lopes Mori
  • Fernanda Evers
  • Graziela Drociunas Pacheco

Resumo

O crescente número de animais de companhia em áreas urbanas, principalmente cães, tem como consequência o estreitamento do contato desses animais com o homem, aumentando sua exposição às zoonoses. Para o controle destes parasitas, é necessário que o proprietário tenha conhecimento sobre as possíveis doenças causadas e os medicamentos utilizados para a prevenção e o tratamento de animais e humanos infectados. Muitos princípios ativos podem ser utilizados tanto em animais quanto no humano, diferenciando entres as várias espécies, as vias de administração, dose, intervalo e período de tratamento.

Biografia do Autor

Carla Aparecida de Barros

Professora Mestre, no Centro Universitário Filadélfia- Unifil. E-mail: carla.barros@unifil.br. Autora para correspondência

Fabiana Maria Ruiz Lopes Mori

Professora Doutora, no Centro Universitário Filadélfia- Unifil

Fernanda Evers

Professora Doutora, no Centro Universitário Filadélfia- Unifil

Graziela Drociunas Pacheco

Professora Doutora, no Centro Universitário Filadélfia- Unifil

Publicado
2022-10-05
Como Citar
BARROS, Carla Aparecida de et al. Helminto gastrointestinal em cães e sua correlação com os principais medicamentos de controle da zoonose. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 35, n. 68, p. 170-176, out. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2644>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos