Ocorrência de percevejo marrom em cultivares de soja sob influência da disponibilidade de fósforo e potássio no solo

  • Julianna Ruediger Universidade Estatual de Londrina http://orcid.org/0000-0002-5445-4468
  • Fernando Teruhiko Hata Universidade Estadual de Maringá
  • Walter Aparecido Ribeiro Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriela Vieira Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Adilson de Oliveira Júnior Embrapa soja

Resumo

A influência e o uso da adubação no controle de insetos são pouco conhecidos. Na cultura da soja, além das lagartas desfolhadoras, os percevejos sugadores de semente podem causar perdas de produtividade. O estudo foi desenvolvido para analisar o efeito das adubações de fósforo e potássio na soja avaliando o desenvolvimento do percevejo marrom. O trabalho foi conduzido em campo na Fazenda Experimental da Embrapa soja, de novembro de 2018 a fevereiro de 2019, em laboratório de bioecologia de percevejo e laboratório de análise química de tecido vegetal. Nos dois experimentos foram estudados 5 tratamentos, organizados em fatorial triplo, sendo pelos fatores: Nível do nutriente no solo, cultivar de soja e infestação com percevejos, considerando-se três níveis de P e K no solo: Baixo, médio e alto. Foram avaliadas duas cultivares de soja, sendo a BRS 1010 IPRO como referência de susceptibilidade, e a BRS 1003 IPRO, contendo fatores de tolerância a percevejo, ambas desenvolvidas pela Embrapa em parceria com outras instituições. Os estudos não indicaram diferença no ataque do inseto aos níveis de fertilidade, não interferindo no seu desenvolvimento. A cultivar BRS 1003 IPRO teve resposta aos níveis de tolerância comparada com a cultivar BRS 1010 IPRO.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Engenheira Agrônoma formada pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil-Londrina/PR). Mestre pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área de Fitossanidade em Entomologia, atualmente aluna de doutorado em Proteção de plantas também pela UEL. Trabalha com pragas na cultura do milho, tomate e indutores de resistência na soja. Desde a graduação atua na área de entomologia agrícola, na linha de monitoramento com armadilhas e controle alternativo. É colaboradora no projeto de Extensão Rural pela Universidade sem Fronteiras (USF) que atende produtores de Frutas e Hortaliças de Alvorada do Sul-PR.

##submission.authorWithAffiliation##

Obteve o título de Engenheiro Agrônomo na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Durante a graduação (2006-2010) participou de atividades em ensino, pesquisa e extensão. Nos projetos em que atuou foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS. Durante o ano de 2011 foi bolsista de nível técnico do CNPq, modalidade extensão no país, pelo Núcleo/Incubadora Unitrabalho, atuando como técnico em projetos com os seguintes temas: Agricultura Familiar, Agroecologia e Economia Solidária. Foi bolsista CNPq durante o período de mestrado e CAPES de doutorado, na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Foi bolsista da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Estado do Paraná (SETI), atuando junto ao Programa Mais Orgânicos. É auditor/inspetor para produção orgânica de alimentos. Foi professor Adjunto A-Doc-CRES na Universidade Estadual de Londrina, ministrando disciplinas de Introdução à Agronomia, Agroecologia e Olericultura (2019-2021). Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual de Maringá, ministrando as disciplinas de Entomologia agrícola, Pragas de Oleráceas e Controle biológico de pragas.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís, Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Paraná (FAP), Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul, Pedagogo pelo Centro Universitário UNIFACVEST, Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - Universidade Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho (FEIS - UNESP). Possui experiência em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Genética e Melhoramento Florestal, Experiência na área de Floricultura e Paisagismo com foco na produção de plantas ornamentais e projetos de paisagismo e Experiência na área de Paisagismo Urbano com foco na arborização urbana, Experiência em Conservação de plantas ornamentais e manejo de plantas e cultivo em sombreamento.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Ciências Biológicas pela UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel (2010). Mestre em Entomologia pela UFPR - Universidade Federal do Paraná em parceria com a Embrapa-Soja (2013). Graduada em Agronomia pela Unifil, Centro Universitário Filadélfia, Londrina - PR (2017). Doutora em Fitossanidade pela UEL - Universidade Estadual de Londrina em parceria com a Embrapa-Soja (2017). Sócia-fundadora da Empresa Agribela - Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Biológicas, incubada na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica/ Agência de Inovação Tecnológica (INTUEL/AINTEC) em Londrina. Gerente do Centro Biotecnológico da Cana na UISA. Mais de 10 anos de experiência em docência, prioritariamente no curso de Agronomia, em Instituições de Ensino Superior no estado do Paraná.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2008). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição mineral da cultura da soja e adubação com fósforo, potássio e micronutrientes em sistemas de produção. É pesquisador da Embrapa desde maio de 2008, lotado no Centro Nacional de Pesquisa de Soja - Embrapa Soja.

Publicado
2023-04-19
Como Citar
Ruediger, J., Hata, F., Aparecido Ribeiro Junior, W., Silva, G., & Oliveira Júnior, A. (2023). Ocorrência de percevejo marrom em cultivares de soja sob influência da disponibilidade de fósforo e potássio no solo. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 39(76), e2626. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2626/2594