Análise do estado nutricional e dos hábitos alimentares de um grupo de gestantes do município de Londrina, Paraná

  • Camila Beneli Farias
  • Isabela Vicente Bandoni
  • Graziela Maria Gorla Campiolo dos Santos

Resumo

A gestação é um período marcado por intensas modificações no organismo materno.  O estado nutricional e o consumo alimentar estão relacionados com o prognóstico  da gestação. Diante disso, o objetivo desse estudo foi avaliar o estado nutricional  pré-gestacional, o ganho de peso gestacional, o estado nutricional gestacional e o  consumo alimentar de um grupo de gestantes de Londrina, Paraná. Este estudo foi  uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa. Foram coletadas variáveis  sociodemográficas, dados antropométricos e gestacionais. O consumo alimentar foi  avaliado através de um Questionário de Frequência Alimentar (QFA). O estado  nutricional pré-gestacional e atual, e o ganho de peso foram avaliados conforme  recomendação do Ministério da Saúde. A correlação de Spearman foi aplicada na  análise de dados. Resultados: A maioria das gestantes possuía estado nutricional  adequado antes da gestação, porém devido ao ganho de peso inapropriado,  evoluíram com inadequações no estado nutricional atual. Houve correlação  estatística entre o estado nutricional pré-gestacional e atual e ganho de peso. A  partir dos resultados conclui-se que conhecer o perfil nutricional apresentado pelas  gestantes é de extrema importância para identificar fatores de risco gestacionais e  auxiliar no desenvolvimento de estratégias voltadas para a atenção nutricional na  gestação. 

Biografia do Autor

Camila Beneli Farias

Graduanda do Curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. E-mail: camila.beneli@edu.unifil.br

Isabela Vicente Bandoni

Graduanda do Curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. E-mail: isabelabandoni19@edu.unifil.br

Graziela Maria Gorla Campiolo dos Santos

Orientadora: Mestre do curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. E-mail: graziela.campiolo@unifil.br

Publicado
2022-08-31
Como Citar
FARIAS, Camila Beneli; BANDONI, Isabela Vicente; SANTOS, Graziela Maria Gorla Campiolo dos. Análise do estado nutricional e dos hábitos alimentares de um grupo de gestantes do município de Londrina, Paraná. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 354-387, ago. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2600>. Acesso em: 28 mar. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##