Eficácia de suplementação com micronutrientes no controle da depressão perinatal e depressão pós-parto: uma revisão guarda-chuva

  • Erick Silva Rodrigues
  • Guilherme Henrique Dantas Palma

Resumo

A depressão no período perinatal e pós-parto é uma condição com impacto na saúde e integridade do binômio mãe-bebê e com diversas teorias de ordem biológica, psicológica e ambientais, porém com fisiopatologia desconhecida. Sendo assim, a suplementação de alguns micronutrientes tem sido estudada como tratamento complementar nos sintomas depressivos. O objetivo deste estudo foi revisar nos estudos sistemáticos e meta-analíticos, a eficácia da suplementação com micronutrientes na depressão perinatal e na depressão pós-parto. Foi utilizada a base de dados Medline, por meio do motor de buscar PubMed, para busca dos artigos que compõem a presente revisão guarda-chuva. Foram encontrados inicialmente 64 estudos sistemáticos e meta-análises; após o processo de seleção, 13 compuseram o presente estudo. A suplementação com alguns micronutriente, principalmente vitamina b12, folato e vitamina D se mostrou eficaz para a prevenção e tratamento dos sintomas depressivos na gestação e no pós-parto. Novos estudos em humanos se fazem necessário para definir as doses de suplementação ideal e melhor definir a o mecanismo de ação desses micronutrientes.

Biografia do Autor

Erick Silva Rodrigues

Graduando em Nutrição do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. E-mail: erick8668@edu.unifil.br

Guilherme Henrique Dantas Palma

Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. E-mail: Guilherme.dantas@unifil.br

Publicado
2022-08-31
Como Citar
RODRIGUES, Erick Silva; PALMA, Guilherme Henrique Dantas. Eficácia de suplementação com micronutrientes no controle da depressão perinatal e depressão pós-parto: uma revisão guarda-chuva. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 329-353, ago. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2599>. Acesso em: 18 abr. 2024.