Gamificação como estratégia de intervenção nutricional e estilo de vida: uma revisão integrativa da literatura

  • Jheniffer Gabriely Moro
  • Guilherme Henrique Dantas Palma

Resumo

A gamificação é uma ferramenta que pode ser usada para melhorar a qualidade de vida, a educação e o treinamento, motivando e entusiasmando o público-alvo. Porém, não existe consenso sobre os efeitos da gamificação na mudança de comportamentos alimentares. Portanto o objetivo deste estudo foi revisar a literatura, e analisar aplicativos que usam a gamificação com o propósito de identificar sua capacidade de promover mudanças de comportamentos alimentares. Foi utilizada a base de dados Medline, por meio do motor de busca Pubmed, para busca dos artigos que compõe a presente revisão integrativa da literatura. Foram encontrados inicialmente 878 estudos; após o processo de seleção, 16 compuseram o presente estudo. No geral, as intervenções gamificadas mostraram-se promissoras e eficazes para mudança de comportamentos alimentares, com resultados precisos e positivos, com uso de elementos como: avatares, vouchers, emblemas, recompensas, metas, acúmulos de pontos, competição e desafios. Pode-se concluir que a gamificação pode ser eficaz na mudança de comportamento alimentar.

Biografia do Autor

Jheniffer Gabriely Moro

Discente do 4° ano do curso de nutrição do Centro Universitário Filadélfia – (Unifil) – E-mail: morojheniffer18@gmail.com

Guilherme Henrique Dantas Palma

Orientador, docente do departamento de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) – E-mail: Guilherme.dantas@unifil.br

Publicado
2022-08-31
Como Citar
Moro, J., & Palma, G. (2022). Gamificação como estratégia de intervenção nutricional e estilo de vida: uma revisão integrativa da literatura. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 38(especial), 279-296. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2596/2365

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