Relação entre o estilo de vida e os sintomas de mulheres com síndrome dos ovários policísticos

  • Marcela Aparecida Machado
  • Cleusa Wichoski

Resumo

Bastante frequente em mulheres em idade reprodutiva, a síndrome dos ovários policísticos (SOP) está associada a diversos sintomas e consequências que interferem na autoestima e qualidade de vida das mulheres. Dentre as consequências, o excesso de peso e outras doenças crônicas não transmissíveis são frequentemente associadas a SOP, sendo o diabetes mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares de grande incidência, bem como, depressão e ansiedade. As interferências dos fatores ambientais, como os hábitos alimentares podem potencializar/desencadear a SOP. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo avaliar os principais sintomas e estilo de vida das mulheres diagnosticadas com SOP, por meio de um questionário online, disponibilizado nas redes sociais e grupos de mensagens. Para isso, foi realizado um estudo de campo, transversal, descritivo, com 81 mulheres, durante o período de Agosto a Setembro de 2020. As participantes apresentaram idade entre 26 a 35 anos (50,62%), patologias como depressão e/ou ansiedade (66,67%), excesso de peso (53,09%), inatividade física (53,09%), baixo consumo de alimentos integrais (35,80%), consumo semanal de doces e guloseimas (56,79%), massas e lanches (91,36%). Concluindo que é de grande valia o aconselhamento nutricional como parte do tratamento não medicamentoso e das alterações metabólicas associadas à síndrome.

Biografia do Autor

Marcela Aparecida Machado

Graduando do Curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. E-mail: marcelafava12@gmail.com

Cleusa Wichoski

Orientador: Professor do curso de Nutrição do Centro Universitário Filadélfia - UniFil. E-mail: cleusa.wichoski@unifil.br

Publicado
2022-08-30
Como Citar
MACHADO, Marcela Aparecida; WICHOSKI, Cleusa. Relação entre o estilo de vida e os sintomas de mulheres com síndrome dos ovários policísticos. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 38, n. especial, p. 183-198, ago. 2022. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2592>. Acesso em: 19 abr. 2024.