Biorremediação do solo

  • Lillian Vieira Leonel Centro Universitário Filadélfia (UniFil)
  • Eliana Guidetti do Nascimento Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Janksyn Bertozzi Universidade Estadual de Maringá-UEM.
  • Laurival Antônio Vilas Bôas Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Gislayne Trindade Vilas Bôas Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

Diante da crescente geração de resíduos por indústrias, sistemas agrícolas, acidentes diversos com diferentes poluentes, como por exemplo, óleos e derivados de petróleo existe uma grande preocupação com o meio ambiente, levando à busca de maiores conhecimentos sobre a degradação de tais compostos. Neste contexto, são possíveis alternativas para tentar minimizar esses problemas utilizando-se biotecnologias como processos biológicos. Estes consistem em técnicas de biorremediação no qual são empregados organismos vivos e suas enzimas na biodegradação de compostos tóxicos visando à sua erradicação, redução ou transformação em substâncias menos tóxicas. Assim, o objetivo deste trabalho foi, por meio de uma revisão de bibliografia, abordar a importância da degradação de compostos xenobióticos em solo, a recuperação de ambientes contaminados por técnicas de biorremediação, a importância dos microrganismos neste processo e, por último, avaliar nas bases de dados pesquisadas e o panorama atual das pesquisas em biorremediação do solo.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Filadélfia-Unifil. E-mail: lillivl@gmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Docente da Unifil.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Química pela Universidade Estadual de Maringá-UEM.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Unesp.Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Microbiologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Unesp.Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado
2018-08-01
Como Citar
LEONEL, Lillian Vieira et al. Biorremediação do solo. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 26, n. 51, p. 37-52, ago. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/257>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos